Na última semana, a equipe técnica do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), esteve participando, em Brasília, de uma formação para multiplicadores da estratégia de rastreamento e monitoramento de contatos da Covid-19 e do plano nacional de expansão da testagem.
A formação foi ofertada pela Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde e tem como objetivo identificar, isolar e monitorar os contatos próximos de casos confirmados de Covid-19.
“Nos possibilita identificar oportunamente possíveis casos em indivíduos assintomáticos, orientando-os a buscar o atendimento médico precoce e interromper as cadeias de transmissão”, explicou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Gabriel Mesquita.
Outra importante questão discutida durante a formação foi sobre a expansão da testagem por meio de teste rápido de antígeno, incluindo também a testagem de indivíduos assintomáticos.
O Acre foi representado por 4 técnicos da vigilância epidemiológica estadual, sendo estes os responsáveis pela elaboração do plano de ação para implantação dessa estratégia dentro do estado, garantindo assim o alcance dos objetivos propostos.