Dando prosseguimento a política pública do governo Gladson Cameli, de facilitar a vida dos cidadãos habitantes de áreas rurais e locais isolados, levando os serviços até eles, esta semana a Carreta Ambiental esteve ofertando seu leque de atendimentos em questões ambientais para as comunidades de Xapuri.
A Carreta Ambiental é um projeto do governo do Acre, via Ministério do Meio Ambiente, que leva de forma itinerante todos os serviços prestados pelas instituições do Estado encarregadas pelo setor de Meio Ambiente, a maioria relacionados a licenciamento ambiental, serviço de outorga ou dispensa da mesma.
Também promove a formação dos técnicos encarregados desse setor, nas respectivas prefeituras dos municípios que estejam recebendo a ação itinerante da Carreta Ambiental. O objetivo é promover a capacitação para que estejam munidos das devidas informações, para fazer os encaminhamentos certos diante da procura por parte dos trabalhadores rurais.
Coordenada pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), essa ação itinerante conta com parcerias importantes como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), encarregada do Cadastro Ambiental Rural e o programa de regularização ambiental.
A Secretaria de Estado de produção e Agronegócio (Sepa), compõe os serviços da Carreta Ambiental ofertando emissão de Departamento de Ações Pragmáticas (Dapes) e análise de projetos de créditos junto as instituições de financeiras dos trabalhadores rurais.
Ao Instituto de Terras do Acre (Iteracre), cabe as análises, mediações e encaminhamentos de questões fundiárias e todos os serviços relacionados ao segmento fundiário rural e urbano.
Segundo o chefe da coordenação ambiental do Imac, James Alves, o projeto, fruto de emenda parlamentar, prevê que até dezembro deste ano a carreta tenha levado a ação itinerante aos 11 municípios que compõem o Alto e Baixo Acre.
“A prioridade do governo é estar sempre avançando, pra ofertar um serviço cada vez melhor as comunidades e nesse sentido, na edição do projeto que vai acontecer na próxima semana em Capixaba já contaremos também com a participação do Secretaria de Empreendedorismo e Turismo”, acrescentou James Alves.O produtor rural Romário da Silva comemorou o fato de não precisar ter que ir a Brasileia, cidade mais próxima, para tirar documentos cuja liberação pode ocorrer em até 2 meses.
“Muito grato ao governo por nos ajudar tanto, pois só nós, trabalhadores rurais sabemos a dificuldade que é ter que viajar pra outra cidade para conseguir documentos”, reconheceu o trabalhador rural.
O prefeito de Xapuri, Francisco Ubiracy Machado, ressaltou a importância de uma ação como esta, de levar todos os serviços de um segmento de suma importância, como o meio ambiente, às comunidades rurais, agregando tantos serviços num só local.
“Xapuri agradece ao governo e todos os profissionais envolvidos no mutirão da carreta ambiental, que atenderam tão bem a população nas mais variadas demandas que representam muito em suas vidas”, reconheceu o prefeito.