Com o apoio do governo do Estado, a Casa Rosa Mulher, realizou na sexta-feira, 5, às 17h, na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, a 1ª Feira de Empreendedorismo da instituição.
O evento marcou o final de uma das turmas do Projeto “Acre – Estado da Biojoia”, curso realizado pelo governo do Acre, em parceria com o Sebrae, com o intuito de ensinar mulheres vítimas de violência doméstica a produzirem o artesanato e mudarem de realidade.
“Esse nosso importante projeto visa trazer transformação social, renda, dignidade e autoestima para essas mulheres. Foi um projeto tão incrível que iremos ampliar para outros públicos”, declara o secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa.
A princípio, o projeto foi realizado com egressos do sistema prisional. A segunda etapa foi realizada com essas mulheres vítimas de violência doméstica.
As oficinas na Casa Rosa Mulher aconteceram entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, ministradas pelo artesão Antônio Kleder Bezerra.
“Esse projeto dá base, elementos concretos, que chamamos de aprendizado, para a entrada dessas pessoas no mundo do trabalho, auxiliando na visualização de novos horizontes e motivando-as, elevando sua autoestima e dando-lhes oportunidade para o resgate integral de sua dignidade”, reforça o instrutor.
“O curso foi de grande valia e tivemos grandes resultados. Esta iniciativa simboliza um momento de superação na vida das mulheres que romperam o ciclo da violência”, disse Cristina Maia, gerente de Departamento de Políticas para as Mulheres de Rio Branco.
A feira contou com 25 expositores, além da venda do artesanato e artigos de decoração, essas mulheres puderam comercializar comidas típicas.