A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) participou de ações afirmativas para atender mulheres da Vila Campinas, no município Plácido de Castro. Nesta sexta-feira, 29, dois enfermeiros da unidade hospitalar auxiliaram mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. O evento contou ainda com a presença do presidente da Fundação, João Paulo Silva.
Na momento, houve uma palestra que abordou a importância da prevenção ao câncer de mama e dos exames de rotina. O ato faz parte das campanhas que pretendem sensibilizar a sociedade durante todo o mês de outubro com o lema “Garota, se toca”.
O evento que foi voltado para a saúde da mulher, foi uma iniciativa da Unidade Mista Ana Nery e ocorreu no salão da igreja da cidade. Na ocasião foram feitos agendamentos de exames preventivos do câncer de colo uterino e mamografia para as mulheres da comunidade, que serão realizados no Hospital do Amor.
“Nosso lema é conscientizar a população sobre o câncer de mama e no colo uterino. A gestão hospitalar Ana Nery é atuante na atenção a mulher e buscamos parceiras com outras unidades para garantir o direito à saúde. A Fundhacre e o Hospital do Amor são nossos colaboradores”, disse o gerente geral da Unidade de Saúde Ana Nery, Reyson Corrêa.
Na oportunidade, a enfermeira Socorro Brito lembrou a classe feminina de realizar o autoexame da mama, que é um ato de cuidado, ele é a primeira precaução.
“As mulheres possuem uma jornada árdua no cotidiano, e enfrentam vários desafios, é por isso que nos unimos para apoia-las e buscamos desconstruir alguns medos internalizados, sobre diagnósticos. Apoiar as mulheres significa promover saúde”, disse o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.