A subestação trifásica que atende as instalações da captação de água bruta da estação de tratamento de água (ETA) II, em Rio Branco, foi inaugurada nesta segunda-feira, 9, pelo governador Gladson Cameli. A obra, realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), dá mais segurança operacional à maior unidade de produção do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) na capital.
O projeto, que contempla a construção de nova subestação com novos transformadores e quadros de comando, permitiu garantir à ETA II uma estrutura adequada, facilidade operacional e otimização do espaço, beneficiando diretamente 250 mil pessoas, cerca de 70% da população da capital. O investimento foi superior a R$ 3,1 milhões.
No ato simbólico de inauguração, Gladson Cameli destacou a importância da força-tarefa para que hoje a ETA opere em segurança: “Gratidão a toda a equipe do Estado e da Prefeitura, aos poderes que nos ajudaram a entregar essa obra hoje. À Assembleia Legislativa e aos vereadores também, que ninguém faz nada sozinho”.
“Nós, políticos, temos a obrigação de vencer desafios, atender a população. O povo não pode esperar”, disse o governador, colocando-se à disposição para contribuir também com o Saerb, que a partir do dia 2 de outubro assumirá a gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital.
O secretário de Insfraestrutura, Cirleudo Alencar, destacou a qualidade do trabalho, que mobilizou equipes da Seinfra, Deracre e Depasa. “Aqui tem o trabalho de um time grande. A Seinfra fez a obra, o Depasa cuidou do operacional, fez o nova canaleta para manter a captação, o Deracre realizou a pavimentação, melhoria dos acessos e estamos agora entregando algo bem feito para garantir o atendimento à população”, completou.
O diretor de Operações do Depasa, Alan Ferraz, agradeceu o apoio institucional para a reconstrução da subestação. “Muitas vezes, durante a madrugada, nossa equipe tinha que sair às pressas porque um equipamento havia parado por causa de uma queda de energia. Hoje não teremos mais esse problema”, relatou.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual André da Droga Vale disse que “o governador está de parabéns, por ter utilizado os recursos públicos com muita responsabilidade, o que prova seu compromisso com o Estado”.
O deputado federal Alan Rick reafirmou a preocupação do Estado em garantir água à população, o que a nova subestação fornece para toda a comunidade que depende do serviço, com melhor captação de água . E anunciou o surgimento de um recurso para a construção de um mirante na área de captação.
Ação conjunta
Instalada na região da Sobral, A ETA II tem capacidade para tratar mil litros por segundo de água, e abastece todos os bairros da regional Calafate, Segundo Distrito de Rio Branco, bem como toda a parte alta da cidade.
Construída às margens do Rio Acre, a principal estação de captação da cidade apresentou rachaduras, com risco de desmoronamento, situação que se agravou após um deslizamento de terra ocorrido em maio de 2020, o que tornou urgente a intervenção para garantir a manutenção do abastecimento em boa parte dos bairros de Rio Branco.
Para solucionar o problema, a ideia foi executar uma obra, em caráter emergencial, de deslocamento da subestação de energia antes do início do período chuvoso, a fim de evitar que um novo deslizamento de terra pudesse comprometer o serviço de captação e provocar o desabastecimento de água. Desse modo, foi construída uma nova estrutura para abrigar a subestação.
A empresa de fornecimento de energia foi ao local para fazer a ligação da energia e deixou a nova subestação pronta para entrar em funcionamento. Logo após a realização do serviço, foram iniciados os testes dos quadros de comando, inversores de frequência e transformadores.
Foi o momento em que, simultaneamente, as equipes do Depasa desligaram algumas bombas dos flutuantes, desligando da subestação antiga e religando na nova subestação, e então prosseguiram os testes para verificar se todo o sistema funcionava corretamente.
Concluídos todos os procedimentos, a nova subestação encontra-se em pleno funcionamento, dando maior segurança operacional à principal unidade de produção do Depasa na capital.
Mais investimentos
Construída sobre estacas de 40 centímetros de diâmetro, fincadas a 21 metros de profundidade, a nova subestação está segura. Ainda, para evitar riscos de novas movimentações de terra, o governo do Estado, por meio da Seinfra, realiza obra de contenção na área de captação.
O muro de arrimo, construído com 54 estacas de concreto, com 51 centímetros de diâmetro, entre 18m e 20m de profundidade, contribuiu para desacelerar o processo de desbarrancamento.
Com apoio do Deracre, também foi executada a melhoria dos acessos.
E, para continuar garantindo a capacidade de produção, o governo do Estado, por meio do Depasa, já realizou a aquisição de nova bomba KSB para a captação da ETA II. O investimento foi de quase R$ 400 mil, recurso próprio do governo do Estado.
O que eles disseram
“Estamos muito felizes. Em nome do Prefeito Tião Bocalom, agradecemos, satisfeitos com a certeza de que vamos receber uma estrutura com capacidade de abastecer a cidade de forma segura.”
Pollyana Brito, gerente do Saerb
“Isso mostra o cuidado do governador para com a população. Parabéns por estar deixando uma obra de responsabilidade para a população.”
Vereador. N Lima