O governador Gladson Cameli participou na tarde desta segunda-feira, 9, da cerimônia de reinauguração da Unidade da Defensoria Pública da União em Rio Branco. Na ocasião, ele destacou que o executivo não está acima de ninguém e que precisa das demais instituições para governar.
No prédio da instituição, o chefe do executivo agradeceu a todos que fazem cumprir a finalidade jurisdicional da Defensoria Pública da União, na promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, como estabelece a Constituição Federal.
Também reiterou o compromisso do governo do Estado com as causas da sociedade, bem como reafirmou o princípio de unidade que rege a Defensoria Pública em todas as esferas. “Por isso, o nosso governo está à disposição para reforçar as parcerias necessárias entre o Estado e a União”, disse.
O govenador ainda destacou que, em menos de um ano, inaugurou a sede da Defensoria Estadual no município de Tarauacá, autorizou a construção da unidade no município de Xapuri, visando a oferta de serviços jurídicos, cíveis e criminais para a população. Também sancionou, em 2021, leis que garantem a estrutura para o aprimoramento na qualidade dos serviços ofertado pela instituição.
Gladson aproveitou para anunciar que está empenhado em apoiar a construção da sede própria de Defensoria Pública Estadual, em rio branco, por meio da doação de um terreno pelo Governo do Estado, já com sua transferência devidamente documentada.
Falas das autoridades
O defensor público, chefe da DPU no Acre, Matheus Alves do Nascimento, falou sobre a atuação e o cumprimento do papel constitucional da instituição no Acre, como na garantia do auxílio emergencial, nas demandas referentes à crise migratória e aos soldados da borracha.
“Nós vemos o quanto temos feito com esse trabalho de cinco defensores, cinco servidores e 11 terceirizados. E queremos fazer muito mais”, disse.
“É uma honra participar deste momento, compartilhar dos avanços e melhorias dessa instituição que é essencial a função do Estado e tem como missão a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e dos direitos individuais e coletivos dos necessitados”.
Simone Jaques de Azambuja Santiago – defensora pública-geral do Estado do Acre
“É com muita satisfação que hoje, nesta data em que reinauguramos esta unidade, que assim me encontro diante de tantos colegas e autoridades que historicamente tem endossado a história da luta pela defesa, implementação e consolidação da Defensoria Pública da União. As minhas palavras são em solidariedade às pessoas que estão sofrendo pela perda de entes queridos e também aos profissionais de saúde de todo o país, especialmente aos do admirável Sistema Único de Saúde, que com abnegação e coragem vêm salvando vidas em meio a essa crise humanitária”.
Daniel de Macedo Alves Pereira – defensor público-geral federal