A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), realizou a capacitação dos novos coordenadores de vigilância epidemiológica das regionais Alto e Baixo Acre, no que diz respeito à vigilância de óbitos, que é o procedimento de investigação das causas de morte perinatal, infantil, materno, mulher com idade fértil e com causa mal definida.
A capacitação foi realizada nesta terça-feira, 27, no Mezanino da Sesacre. De acordo com a responsável pela área técnica, Rener Luciana Maia, a investigação de óbitos é realizada pelos municípios.
“Essa investigação se desenvolve por meio de entrevistas com as famílias, e também no serviço de saúde. É um trabalho de extrema importância, pois uma boa investigação ajuda a compreender os fatores determinantes dos óbitos”, explicou.
Dessa maneira, é possível estabelecer medidas de prevenção e controle, e, além disso, os resultados de uma boa investigação contribuem para a clareza sobre os dados de mortalidade e registro das causas de óbitos.