Projeto da escola Serafim Salgado eleva aprendizado e melhora a relação com a comunidade
O mérito da escola Serafim da Silva Salgado de estar entre as dez finalistas do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar é resultado de um amplo projeto pedagógico que contempla o trabalho em coletividade e a gestão participativa. A escola é uma das maiores instituições de ensino público de Rio Branco.
Localizada no bairro Aeroporto Velho, a proposta pedagógica elaborada pela escola tem sido um dos pontos importantes da instituição, pois atende agentes internos e externo. Ao apresentarem bons resultados, as experiências demonstram que a iniciativa de democratizar espaços eleva o aprendizado dos alunos e torna harmoniosa a relação com a comunidade onde a instituição está inserida.
Um bom exemplo dessa prática é o projeto Escola Aberta, que abre os portões da Serafim Salgado nos finais de semana para os moradores da região e os pais dos estudantes participarem de atividades culturais, esportivas e cursos profissionalizantes. Mas, a responsabilidade social da Serafim não passa apenas pela integração, a unidade desenvolveu trabalhos de combate às drogas e preservação do meio ambiente, além do projeto de incentivo ao gosto pela leitura “Parada pela leitura” em que uma vez por mês, toda a comunidade escolar se dedicava exclusivamente durante duas horas a ler algum livro.
Segundo a diretora, Lúcia Melo, o rendimento crescente nas avaliações educacionais que a Serafim vem alcançando desde 2001, é fruto de uma constante avaliação continuada com todos os segmentos. “Realizamos reuniões constantemente com professores e alunos para identificar os problemas que possam prejudicar a aprendizagem e o convívio”, justifica a gestora.
A instituição articula os projetos e ações de cada ano, em torno de um eixo comum, retomando o mesmo, como espaço de formação continuada, para todos os que estão envolvidos nestes fazeres: alunos, professores, coordenadores, diretores, supervisores e pais.
Neste contexto, a escola construiu um ambiente que respeita os alunos, os educadores e a comunidade, implementando um currículo que propicie aos educandos condições de fato, de aprendizagem através dos projetos desenvolvidos e das diferentes linguagens, sendo respeitados como sujeitos sociais e de direitos, capazes de pensar e agir de modo crítico e criativo.