A Narco Brasil é uma operação em atenção à 23ª Semana Nacional de Combate às Drogas, em que o Ministério da Justiça (MJ) apoiou os estados para o desenvolvimento de ações repressivas, de inteligência e investigação ao narcotráfico. O Acre aderiu à iniciativa e realizou diversas ações durante o mês de junho, que resultaram em prisões e apreensões de droga, bens e dinheiro oriundos do tráfico de drogas.
Na última quinta-feira, 24, a Polícia Civil deflagrou o “dia D” da operação, com o cumprimento de 68 ordens judiciais, sendo 19 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão em bairros de Rio Branco e em Sena Madureira, Manoel Urbano, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Brasileia.
Mais de 80 policiais civis e 12 delegados atuam no cumprimento dos mandados. Foram presas, na quinta feira, 17 pessoas por força de mandado de prisão e 18 em flagrante delito, pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas, totalizando 35 pessoas presas.
As ações da Polícia Civil foram desencadeadas após trabalho de investigação que colheu provas para subsidiar o inquérito policial. As representações junto ao Poder Judiciário resultaram na expedição dos mandados, que foram cumpridos durante a manhã desta quinta-feira.
Vasto material ilícito foi apreendido em posse dos investigados, como drogas, armas, celulares, anotações e material para embalo de entorpecentes, além de dinheiro oriundo da venda de entorpecente.
Durante o mês de junho, foram realizadas 37 barreiras policiais em diversos municípios, além de outras ações que possibilitaram a apreensão de 55 quilos de cocaína e 14 de maconha.
Ressalta-se também que durante este mês a Polícia Civil apreendeu mais de R$ 171 mil e sete veículos, buscando assim descapitalizar grupos criminosos.
No decorrer de um ano, somente nas ações da Denarc, em investigação a crimes de lavagem de dinheiro, foram apreendidos e sequestrados bens e valores avaliados em mais de R$ 6 milhões.
As ações da operação Narco Brasil irão continuar até o fim do mês. A Polícia Civil irá destruir mais de uma tonelada de drogas (459 quilos de cocaína e 593 quilos de maconha), nesta sexta-feira, 25, com a presença de representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério Publico (MP), Policia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar(PM) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
A ação é fruto do esforço das forças de Segurança, tanto na atuação de policiamento ostensivo quanto investigativo, no período de um ano, com prejuízo milionário ao crime organizado.