População acreana já pode solicitar serviço para atendimento de emergência por meio da plataforma Telegram

O projeto-piloto que permite acionar a polícia para atendimento em situações de urgência e emergência, por meio do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram, já está disponível para todo o Acre. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e ficará sob a responsabilidade do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc) da capital.

Em funcionamento desde o dia 19 de maio, o projeto já vinha sendo utilizado pelos moradores da região da Transacreana, em Rio Branco, mais precisamente em comunidades que sofriam com a falta de comunicação telefônica, mas que tinham acesso ao sinal de Internet.

A ferramenta está disponível para todo o Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Assim como na tradicional ligação telefônica ao 190, todas as solicitações enviadas pelo aplicativo serão direcionadas ao Cicc da capital, que destinará o apoio policial mais próximo do solicitante. O serviço funciona 24 horas por dia, com a vantagem de admitir o envio de fotos e a localização em tempo real. Toda e qualquer informação repassada pelo aplicativo permanecerá sob sigilo.

O acesso à ferramenta é bem simples. Basta abrir o aplicativo de mensagens Telegram, selecionar a opção Chat e, na barra de busca, pesquisar pelo nome PM_AC_190. O atendimento inicial será feito por mensagens automáticas e em seguida repassado a um profissional competente.

“Tudo ficará registrado em um protocolo de atendimento, como nas ligações telefônicas. O aplicativo é seguro e o serviço deve ser expandido para outras plataformas. A busca e investimentos em tecnologia é pela melhoria e eficiência dos serviços e ainda pela garantia do direito de todos”, explicou Michel Casagrande, coordenador do Cicc.

Veja a simulação:

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