A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Departamento de Atenção Primária (DAPS), e dos núcleos de Educação em Saúde, de Saúde do Idoso e de Saúde do Homem, vem promovendo ações de implementação das Políticas de Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de atenção primária nos municípios.
De acordo com a gerente do Núcleo de Educação em Saúde da Sesacre, Sônia Queiroz, o departamento vem promovendo visitas técnicas aos municípios, com o objetivo de dialogar sobre as ações de prevenção e promoção de saúde, além de implementar as políticas de saúde.
“Nessas visitas nós dialogamos sobre as ações de prevenção da Covid-19, do enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, além de outros agravos. As ações ocorreram de acordo com o perfil epidemiológico do município, pois o papel fundamental da educação em saúde é levar justamente essas ações de prevenção de doenças ou agravos e promover saúde, assim contribuindo no impacto dos indicadores, diminuindo agravos para que os indicadores de saúde sejam alcançados”, destacou a gerente.
As ações tiveram início desde o mês de março, e neste mês de maio ocorreram do dia 16 ao dia 20. As equipes são compostas por Hilzanete Carrilho Técnica da Educação em Saúde, Rosangela Nazaré e Ana Cristina técnicas da Saúde do Idoso e a técnica Rejane Gomes responsável pelo Núcleo de Saúde do Homem.
As ações estão sendo realizadas na Regional do Juruá nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, onde é feito um diagnóstico situacional da saúde do idoso nesses municípios assim implementando o uso da caderneta da saúde do idoso e fortalecendo a atenção primaria nas ações da Saúde do Homem.
“Implementamos o uso da caderneta da saúde do idoso e fortalecemos a atenção primária nas ações da saúde do homem. Ressaltamos aqui a importância do trabalho integrado com a gerência da Regional do Juruá que tem fornecido total apoio às equipes da Sesacre no desenvolvimento das atividades junto aos municípios que compõem essa regional”, encerrou a gerente Sônia Queiroz.