A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Educação Especial e Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), abre indicações para novos alunos do ensino básico da rede pública, para o ano letivo 2021.
Para indicar um estudante ao processo de investigação do NAAH/S, o responsável ou profissional da escola pode preencher o formulário, por meio do link: Formulário de Indicação de Novos Alunos – NAAH/S.https://forms.gle/awot6NR7xs7i6pSNA e aguardar o contato do Núcleo. A indicação pode ser feita ao longo do ano letivo.
O NAAH/S do Acre tem por finalidade promover políticas de educação inclusiva e o atendimento às necessidades educacionais dos estudantes com altas habilidades das escolas do ensino básico, prioritariamente das escolas públicas.
O NAAH/S oferece o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado especificamente para esses alunos, no qual é realizado o processo de identificação e orientação, promovendo o estímulo do potencial por intermédio dos atendimentos de enriquecimento curricular e agrupamento em interface com as escolas.
O Núcleo está sempre buscando parcerias com instituições educacionais e profissionais que possam contribuir para ampliar e potencializar o conhecimento e o desenvolvimento dos alunos, realizando um trabalho pedagógico com professores do seu quadro, de diferentes áreas, para atender esse público no que se refere ao reconhecimento e acompanhamento.
Oferece, ainda, orientação e formação continuada aos professores do AEE e busca disseminar informações e conhecimentos sobre a superdotação nos sistemas educacionais e comunidade, por meio de cursos, palestras e projetos/ações.
O NAAH/S atende hoje 125 alunos em processo de identificação e alunos já identificados com AH/SD, mas existem muitos estudantes que ainda não foram identificados, reconhecidos e estimulados.
Atendimento educacional online
Em razão da pandemia da Covid-19, que paralisou as aulas presenciais e demais atendimentos educacionais em 2020, as atividades estão sendo realizadas de forma remota, utilizando as plataformas: Google meet, Zoom, videochamada, Google classroom e outros.
O ano letivo de 2021 se inicia do mesmo modo, de forma remota, com atendimento individual personalizado, para a identificação das características de altas habilidades e também por meio de oficinas de enriquecimento curricular por área de interesse, ofertado aos alunos como uma maneira de estimular o seu conhecimento e proporcionar novas aprendizagens.
No contexto de atendimento remoto, o papel da família no apoio ao aluno em processo de identificação é essencial. O trabalho realizado pelos profissionais do NAAH/S exige que os responsáveis prestem o apoio necessário ao estudante, por isso é imprescindível a parceria família e escola.
O contato constante com o professor que o acompanha, é essencial, bem como no monitoramento durante os atendimentos online e nas atividades realizadas e quando solicitado, contribuindo com o preenchimento de questionários que podem servir para a identificação.
“Nesse momento de aulas remotas, os pais e responsáveis acompanham de perto os comportamentos e o desenvolvimento na aprendizagem dos seus filhos, o que contribui e muito para o reconhecimento de possíveis casos de altas habilidades. Com isso, acreditamos que a família tenha total propriedade para indicar novos alunos para o nosso processo de identificação”, concluiu a coordenadora do NAAH/S Acre, Taís Galdino.
Processo de investigação
A investigação em Altas Habilidades/Superdotação é realizada pelos profissionais das áreas específicas e pedagógicas do NAAH/S (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Artes Visuais, Música, Língua Inglesa, pedagogas), por meio de instrumentos pedagógicos, como questionários, atividades, oficinas em grupo, projetos educacionais, além da observação feita pelos profissionais.
Os alunos atendidos ganham um enriquecimento curricular, pois têm acesso a conteúdos instigadores do saber, para além do que é oferecido no ensino regular, e que permanece durante todo o período de orientação.
Os estudantes em processo de identificação são também observados pelo professor identificador no âmbito escolar, levando em conta seu desempenho nas disciplinas, bem como comportamento e relações com professores e colegas
Mas, vale destacar que, características de uma possível superdotação não têm relação direta com um desempenho escolar “perfeito”. É comum que alunos com altas habilidades apresentem dificuldades em áreas que não demonstram tanto interesse, o que não anula o fato de poder haver, sim, altas habilidades.
De qualquer modo, é importante observar em que áreas o estudante se destaca e em quais apresentam problemas, para que também possa ser feito um trabalho que o auxilie nesse âmbito.
Sobre as características de estudantes com superdotação, é possível citar como exemplo: processar uma informação rapidamente, habilidades de destaque e capacidade analítica desenvolvida, aprende fácil, original, imaginativo, não convencional e está sempre bem informado em sua área de interesse.
Inclusive, em áreas não comuns; pensa de forma incomum para resolver problemas, apresenta senso crítico apurado, é persistente, independente, autodirecionado (faz coisas sem que seja mandado); demonstra habilidade superior em sua área de interesse; apresenta um excelente vocabulário, além de outras características específicas que são indicadores de pessoas com altas habilidades/superdotação.
A sede do NAAH/S Acre está localizada no prédio do Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva (Neta), na Estrada Alberto Torres, 825, Conjunto Mariana. Telefone: 3227-2994.