Regularmente, duas vezes durante a manhã e duas vezes pela tarde, um servidor do Setor de Controle de Infecção Hospitalar da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), em Rio Branco, inspeciona os corredores, setores e leitos da unidade, fiscalizando e prestando orientações sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais e pacientes. Em tempo de pandemia, qualquer descuido pode ser nocivo à saúde.
“No ano passado, iniciamos um trabalho de divulgação do uso correto de EPIs como máscaras, luvas, face shields e aventais. O objetivo é verificar o uso correto desses equipamentos entre os profissionais que atuam principalmente na assistência direta ao paciente”, explicou a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, Raquel Oliveira.
De acordo com a enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuveh), Celiane Maria Alves, a iniciativa colaborou para evitar a proliferação do coronavírus dentro da unidade. “No período de um ano, foram acometidos cerca de 196 servidores. A fiscalização e a orientação sobre a importância e o uso correto da máscara e higienização das mãos e EPIs contribuiu significativamente para evitar que mais profissionais fossem contaminados pelo vírus”, destacou.
Abril Verde
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, e o Brasil, em 2005, por meio da lei nº 11.121, adotou a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.
A campanha Abril Verde foi criada com o intuito de elaborar uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e de doenças ocupacionais. O movimento é simbolizado no calendário nacional com um laço de cor verde, que corresponde à segurança no trabalho.
Atividades alusivas
Em referência à data, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu nesta terça-feira, 27, uma roda de conversa com os principais sindicatos de classe: “O objetivo é falar sobre o movimento Abril Verde, e também orientar sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho”, explicou a coordenadora do centro, Eliane Costa.
Já o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) realizou um mês de atividades voltadas à segurança e saúde no trabalho e nesta quarta-feira, 28, às 20h, realiza uma live sobre o Abril Verde.
Na prédio-sede da Sesacre, no centro de Rio Branco, o Departamento de Execução da Política de Humanização, em parceria com o Grupo Saúde e Vida, da Associação Paulista de Medicina, e os Médicos Sem Fronteiras, realiza uma capacitação de saúde e prevenção à Covid-19 para os servidores. A atividade será realizada no mezanino, das 14 às 17h.