Considerando a necessidade de fortalecer ações de promoção à saúde e de prevenção de agravos e disseminação da Covid-19, a Diretoria de Rede de Atenção a Saúde e o Programa Saúde Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) adotaram um novo formato de atendimento.
“Com o objetivo de evitar aglomerações, os atendimentos são agendados pelo Município que está recebendo a ação, assim temos um controle sobre a demanda de atendimentos e podemos organizar da melhor forma possível”, destaca a coordenadora do programa, Rosemary Fernandes.
No último fim de semana, o Saúde Itinerante atuou em Porto Acre, ofertando atendimentos com uma equipe multiprofissional e especializada, que, em parceria com o Município, cumpriu os protocolos sanitários.
Na Escola Coronel José Plácido de Castro foram realizadas 129 consultas médicas em Clínica Geral, 67 atendimentos na área de Pediatria e 69 em Ginecologia e Obstetrícia, além de 346 atendimentos de enfermagem, 12 atendimentos de Serviço Social, 138 receitas e dispensação de medicamentos.
Entre os exames, foram 166 laboratoriais, além dos de apoio diagnóstico: 51 ultrassonografias, 23 preventivos do câncer do colo uterino (PCCU) e dois procedimentos de exérese de pólipo endocervical.
Uma novidade de procedimento dentro do programa foi a realização de testes para a Covid. Das 66 testagens swab para antígeno, 22 resultaram positivo. E, dos 18 testes rápidos para Covid, oito resultaram positivo.