Treinamento foi ministrado por equipe do Lacen
Nos dias 18 e 19 de março a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizou o treinamento dos profissionais do Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen) que atuam na unidade básica de saúde do órgão, para a coleta dos testes RT-PCR, ou swab, dos privados de liberdade que apresentem sintomas da Covid-19. O swab é um cotonete longo e estéril, aplicado na região nasal e faríngea para coletar amostras no trato respiratório.
O treinamento visa habilitar os profissionais da Divisão de Saúde Prisional do Iapen para coleta, acondicionamento e envio de material biológico destinado ao exame RT-PCR.
“A unidade básica de saúde realiza a coleta e todo o material será processado pelo Lacen, que é o laboratório habilitado para isso; foi-nos disponibilizada essa parceria”, destacou a chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Ingrid Kariny Suárez.
A ação contempla a atualização de conhecimentos das normativas definidas pelo Ministério da Saúde e demais fluxos.
“Com os profissionais do Iapen habilitados, iremos minimizar os riscos com a movimentação de internos privados de liberdade, além de proporcionar maior agilidade no diagnóstico e na conduta médica assertiva, reduzindo potenciais agravos do estado de saúde dos internos”, explicou a assessora técnica da Diretoria de Redes de Atenção à Saúde da Sesacre, Mabel Zaire.