Acerca da necessidade de contratação de novos médicos para a Unidade Mista de Rodrigues Alves, a Coordenação Regional de Saúde do Vale do Juruá esclarece:
1. Não diferente do cenário nacional, o município de Rodrigues Alves, a exemplo de outras cidades no Estado do Acre, enfrenta dificuldade para atrair novos profissionais médicos –, motivo de preocupação dos gestores das secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
2. Ciente da necessidade de mais profissionais para esta regional, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) não vem medindo esforços para a contratação de mais médicos, inclusive solicitando apoio ao Ministério da Saúde.
3. Em relação aos profissionais que atuam na Unidade Mista de Rodrigues Alves, dois médicos foram acometidos pela Covid-19, sendo que um deles ainda permanece internado no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul.
4. Por fim, a Coordenação Regional de Saúde do Vale do Juruá reafirma o compromisso com a saúde da população de Rodrigues Alves, que em nenhum momento ficou desassistida, uma vez que há planejamento e suporte junto à regulação do Estado para que pacientes em situação de maior gravidade sejam transferidos de imediato ao município de Cruzeiro do Sul, por meio da regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Coordenação Regional de Saúde do Vale do Juruá se põe à disposição para quaisquer esclarecimentos e reforça o apelo do governo do Estado para que as medidas do dia a dia, como o uso de máscara, lavar as mãos e evitar aglomerações continuem sendo seguidas para reduzir o contágio e diminuir os danos que o vírus pode causar à população.
Catiana Rodrigues da Silva
Coordenadora Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira