A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e Divisão de Gestão das Escolas do Campo, em parceria com o Departamento de Gestão de Rede e Divisão de Assistência Escolar, realizou nos dias 15 e 16 uma oficina sobre a escrita e reescrita do projeto político-pedagógico (PPP) e do regimento escolar (RE) das escolas da educação do campo do Estado.
A oficina é voltada para gestores e coordenadores pedagógicos das unidades do campo do Estado e teve como principal objetivo oferecer subsídios e direcionamentos às escolas no seu processo de organização didática, pedagógica e administrativa.
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A ação foi realizada na Escola Estadual Heloisa Mourão Marques respeitando as medidas de distanciamento social, recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar a proliferação do coronavírus. Participaram 22 profissionais da Educação, que foram divididos em dois grupos durante os dias de aplicação das atividades de orientação.
Por meio de uma parceria firmada entre a SEE e do Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE/AC), a oficina foi ministrada por uma equipe de técnicos das instituições. Foram 17 escolas da educação do campo envolvidas na aplicação da oficina pedagógica.
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“Essa orientação é muito importante para direcionar as ações da escola, bem como instruir as equipes gestoras a adequarem suas propostas pedagógicas ao novo currículo único do Estado, implementado em 2019, fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, pontuou Zélia Mendonça, assessora pedagógica da SEE e membro do Conselho de Estadual de Educação.
O PPP é um documento de planejamento e avaliação que adéqua a comunidade escolar ao currículo de referência única do Acre e visa executar o processo de credenciamento e recredenciamento das escolas junto ao Conselho Estadual de Educação.