Ação está sendo realizada na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Acre
Prevenir, além de ser um ato de responsabilidade, ameniza os impactos psicológicos dos profissionais que estão no embate diário contra o coronavírus. Por isso, a partir desta segunda-feira, 14, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Humanização, está realizando atividades terapêuticas dirigidas aos servidores da sede administrativa, em Rio Branco. As atividades seguem até quarta-feira, 16. O atendimento também foi ofertado no Pronto-Socorro da capital, na última sexta, 11.
A Humanização iniciou o programa “Cuidando de quem cuida e acolhe gente”, cujo objetivo é promover bem-estar, relaxamento, conforto e serenidade aos servidores. “A instituição teve uma boa iniciativa com esse programa, que nos proporciona um bom início de semana”, disse o servidor do Conselho Estadual de Saúde, Jersei Amorim.
O Setor de Humanização da Sesacre atua com base na premissa de Hipócrates, considerado o “pai da Medicina”, que afirmou que o ser humano saudável possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.
“O Departamento de Humanização tem como intenção auxiliar os servidores no cotidiano, considerando que o ambiente da saúde é muito desgastante, e o trabalhador precisa ser olhado. Lembramos também que há uma preocupação do nosso governador Gladson Cameli e do secretário Alysson Bestene em ajudar os nossos trabalhadores a enfrentar esse processo da pandemia, e amenizar o stress psicológico”, observa Francinete Barros, chefe do departamento de Humanização.
“Esse momento é terapêutico, o projeto com aparelhos médicos e fisioterápicos proporciona para os servidores um momento de qualidade de vida”, relata o massoteraupeta, Jeferson Oliveira, representante da empresa prestadora.
Estão sendo ofertados tratamentos como drenagem linfática, massagem relaxante, reflexologia para os pés e massagem para mãos. Os equipamentos possuem tecnologia avançada que proporciona redução de dores relacionadas a fibromialgia e outras doenças.