Palestra sobre saúde do homem marca o encerramento do Novembro Azul no Instituto Socioeducativo

Com discussões sobre o câncer de próstata e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a palestra que encerrou a campanha Novembro Azul no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre a necessidade do autocuidado com a saúde. A ação foi organizada em parceria com os acadêmicos do 3º período de Medicina da Uninorte, e foi realizada nesta segunda-feira, 30, no Centro Socioeducativo Santa Juliana.

Palestra marcou o encerramento do Novembro Azul no ISE. Foto: Elenilson Oliveira

Durante a conversa, os estudantes buscaram focar na abordagem de doenças como a gonorreia, herpes e aids, que podem acometer pessoas de qualquer idade, além do tabagismo, que pode gerar câncer de pulmão e que também atinge muitos adolescentes. Os acadêmicos explicitaram também os sintomas recorrentes para cada patologia, bem como as práticas preventivas e de cuidado e a necessidade de tratamento adequado, acompanhado por um profissional da saúde.

A gerente de saúde do ISE, Andrea Barlatti, considerou as ações do Novembro Azul positivas e adiantou que outras iniciativas similares serão realizadas no decorrer de 2021. “Eles [os internos] apresentaram uma resposta muito positiva de aceitação e puderam tirar dúvidas e fazer comentários. Os temas escolhidos estavam relacionados à adolescência e eles apresentaram grande interesse nessa atividade”, observou.

Importância das ações

O socioeducando Gustavo (nome fictício), relata a experiência: “Temos que nos defender, usando preservativos antes de ter qualquer tipo de relação sexual. Sem o uso, corremos o risco de adquirir alguma bactéria ou vírus que, lá na frente, pode gerar coisas piores nas nossas vidas, como a aids que, mesmo tendo tratamento, não tem cura”.

(Matéria produzida pelo estagiário Renato Menezes)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter