Pelo menos cinco mil pessoas, segundo o Comando Geral da Polícia Militar, foram assistir ao Show da Hora na Praça da Bandeira, no Novo Mercado Velho, em Rio Branco, no final da tarde desta terça-feira. O show do Marupiara Jabuti-Bumbá e das bandas de pop rock Filomedusa e Los Porongas comemorou o primeiro dia de vigência do novo horário do Acre, que está apenas uma hora a menos que o de Brasília, hora oficial do País. O governador Binho Marques e o prefeito Raimundo Angelim estiveram no evento.
A lei que altera o fuso horário do Acre (que vale também para Amazonas e Pará) foi sancionada pelo Presidente Lula no último dia 24 de abril a partir de lei de autoria do senador Tião Viana. Com a mudança, em vez de quatro, o Brasil passa a ter três horários diferentes.
A expectativa é que em três semanas a maioria da população já tenha incorporado o novo horário à sua rotina. Nesta terça-feira, primeiro dia de vigência da nova hora, o movimento nas repartições públicas e no comércio foi normal, registrando apenas alguns atrasos.
Em pronunciamento público, Binho Marques disse que o novo horário integra o Estado ao processo de desenvolvimento do País. "Esse ajuste é extremamente necessário. O Acre não é mais uma ilha, um lugar exótico. Estamos integrados a um novo Brasil. Isso é uma realidade", afirmou o governador.