Ter informações sobre o câncer de mama é fundamental para combatê-lo. E neste mês dedicado ao movimento internacional de mobilização contra a doença, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) realiza um trabalho de conscientização entre os servidores, incentivando-os à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento imediato.
A idade ideal para se fazer a primeira mamografia é 40 anos e, a partir daí, repetir com periodicidade anual. Além de serem abordadas orientações como essa, que ressaltam a importância de se fazer o exame preventivo, também foram destacados alguns cuidados e hábitos saudáveis que podem evitar o aparecimento da doença.
“Esse trabalho de conscientização é muito importante, pois o tema chega ao servidor que, muitas vezes passa o dia no trabalho, tem a vida corrida. É preciso parar para cuidar da saúde, prevenir doenças e manter a periodicidade de exames em dia. Temos aqui um grupo de mulheres, e não só elas como os homens, todos participaram da ação que foi um sucesso. Estamos juntos nesta causa”, disse Mirle de Oliveira, chefe de gabinete da Seinfra.
O Acre está entre os estados com menor incidência da doença, mas não se pode deixar de dar importância ao assunto. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, correspondendo a 29,7% do total de novos casos a cada ano. Com o início do movimento internacional de conscientização chamado Outubro Rosa, nos últimos anos a taxa de mortalidade da doença caiu mais de 40% no Brasil, por isso o diagnóstico precoce da doença é primordial. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento.