A Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização no enfrentamento à Covid- 19 realizou nesta quarta-feira, 20, a primeira reunião para tratar sobre as Instituições de Longa Permanência do Estado do Acre (Ilpi/AC) e também a apresentação dos objetivos da comissão.
Foram abordados temas como os encaminhamentos de recomendações às Ilpi em todo o estado para o enfrentamento da pandemia e a necessidade de garantir a testagem sorológica para Covid-19 em todos os idosos residentes nessas instituições e seus funcionários, diante da ocorrência de algum caso.
Os membros da comissão pactuaram esforços conjuntos, reforçaram o compromisso em fiscalizar e assegurar as melhores ações no controle da Covid-19 pelas Instituições. A Comissão encaminhará, ainda, ao Departamento de Vigilância Estadual a sugestão de inclusão no boletim epidemiológico de indicadores de monitoramento do coronavírus no Acre, com informações do percentual de ocupação de leitos de enfermaria e UTI, visando maior transparência da capacidade de resposta dos serviços assistenciais de saúde em relação ao nível de propagação da doença.
A conselheira Polyana Bezerra, do Conselho Estadual do Idoso (Cedi/AC) explica que “o objetivo da comissão especial é pactuar ações conjuntas da rede protetora da pessoa idosa no estado do Acre, no intuito de prevenir as infecções por coronavírus e preservar vidas desse nicho da população idosa, tão vulnerável”.
A Comissão Especial é composta por conselheiros do Cedi/AC e representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Departamento da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, secretarias Estadual e Municipal de Saúde e presidente de uma Ilpi da Capital.
A presidente da Comissão Especial e também do Cedi/AC, Vanda Matos, agradeceu o empenho de todos os membros da comissão e reafirmou a necessidade da continuidade das ações. “Agradeço o empenho de todos e reafirmo a continuidade das nossas ações”, diz.