A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres acompanhou mais de 200 mil beneficiários do Bolsa Família em todo o estado.
O Ministério da Cidadania divulgou o resultado final do acompanhamento das condicionalidades da saúde de beneficiários do Programa Bolsa Família, relativos à 2ª vigência de 2019.
No Acre foram acompanhados 203.345 mil casos, o que corresponde a 76,67% dos beneficiários. Equivale à maior cobertura de saúde desde o início no programa. Foram 45.406 mil crianças e 4.109 mil gestantes nos 22 municípios.
Os municípios atingiram um percentual de 90%: Santa Rosa do Purus (93,56%), Plácido de Castro (93,39%), Porto Walter (93,33%) e Marechal Thaumaturgo (91,92%). O acompanhamento das condicionalidades permite ao poder público mapear as principais situações de vulnerabilidade e risco social.
Condicionalidades
Na área da saúde, as famílias devem levar as crianças de até sete anos para serem vacinadas, pesadas e medidas de maneira a acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento; e levar as gestantes a participarem do pré-natal.
O acompanhamento é realizado por meio de sistemas específicos, com o objetivo de monitorar o cumprimento dos compromissos e responsabilizar o poder público pela garantia de acesso aos serviços.