A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (Pnaisari), tem como objetivo garantir e ampliar o acesso aos cuidados desses adolescente. Assim, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), esteve reunida com a promotora Vanessa Muniz e a responsável da política, no município, Maria Dilziane.
A reunião teve como objetivo a apresentação do fluxograma elaborado entre Sesacre, Saúde do município e poder judiciário, para realização de atendimento e encaminhamento do interno para os postos de atenção de baixa, média e alta complexidade.
“O município tem quatro centros socioeducativos e habilitados nesta política. Apresentamos um fluxograma feito em conjunto com Samu, Dape e outros segmentos”, explicou o chefe do Dape, Luiz Marinho.
Ainda, segundo Luiz, foi debatida a possibilidade de assistencialismo na área psiquiátrica, mesmo dependendo de entidades maiores.
“Além disso teve outros pontos como o assistencialismo psiquiátrico, também, fazer esse cruzamento do interno com a média e alta complexidade e ficou traçado de tomarmos algumas ações e acrescentar ao fluxograma”, finalizou.