Uma a uma e com a ajuda de alguns braços, foram descarregadas 12 câmaras refrigeradas que fazem parte de um projeto para a modernização do sistema de refrigeração da rede de frios do Estado. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização, Renata Quiles, a modernização desse sistema irá permitir maior qualidade de conservação das vacinas.
“Hoje nós estamos aptos a atender todos os pré-requisitos de qualidade e de condicionamento de vacinas”, destacou Renata Quiles.
Com a chegada dessas 12 câmaras, segundo a coordenadora, a capacidade de armazenamento de vacinas aumenta para 50 mil doses. “Com esse aumento, o Ministério da Saúde passa a confiar no Estado e a possibilitar mais doses para a gente”, explicou.
A coordenadora explica ainda que “quando a gente tiver toda a estrutura pronta, organizada, com as câmaras instaladas será comunicado ao Ministério da Saúde que já estamos aptos e atendendo todos os pré-requisitos para receber mais doses”.
A modernização do sistema de refrigeração de vacinas vai além de equipamentos. Os profissionais também receberão capacitação e, além disso, outros projetos estão sendo trabalhados para melhorar a qualidade da vacina.
Esse processo iniciou ainda em 2019, quando a equipe estabeleceu mudanças quanto ao transporte e entrega das vacinas aos municípios, que hoje é realizado de forma segura e com o acompanhamento de um esquadrão.