Banco de dados construindo pelo Governo e Prefeitura irá apoiar a política para o setor durante os próximos dez anos
De acordo com levantamento produzido pela Superintendência Muncipal de Trânsito (RBTrans) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rio Branco possui uma frota de 70 mil veículos motores, sendo que 18 mil são motocicletas. Os órgãos calculam que pelo menos 40 mil bicicletas circulem diariamente pela cidade.
O atual cenário social e econômico do Acre aponta para um crescimento de 14% ao ano na frota. Para absorver o impacto desse crescimento várias medidas vem sendo adotadas desde 1999, quando o ex-governador Jorge Viana iniciou a reestruturação das vias urbanas de Rio Branco. Surgiram daí obras como a duplicação do acesso ao aeroporto internacional, na BR 364; a construção da Via Chico Mendes, Avenida Antônio da Rocha Viana, Via Verde, Parque da Maternidade, 3ª Ponte Sobre o Rio Acre, Parque Tucumã, 1ª etapa da Nova Avenida Ceará, e duplicação da Avenida Valdomiro Lopes. O governo de Binho Marques mantém o ritmo e já concluiu a segunda etapa da Nova Ceará anunciando o começo da fase seguinte. Com elas, a cidade conta com 60 quilômetros de ciclovia, proporcionalmente uma das maiores malhas do País para bicicletas.
Na gestão de Raimundo Angelim já foram criados importantes instrumentos para a política de trânsito e transporte público, como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) exaustivamente discutido com o conjunto da sociedade. Os debates geraram nova demanda, um plano diretor para o trânsito. "Fizemos a opção de não tratar as coisas conforme vinham sendo levadas, com ´achismo´e sem planejamento", disse Angelim ao defender o PDTT e o trabalho do Governo e da Prefeitura.
O transporte coletivo de Rio Branco possui frota de 147 ônibus distribuídos em 31 linhas regulares na zona urbana e outras quatro na área rural. Cerca de dois milhões de passageiro se utilizam do Sistema de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb) todos os meses para se locomover. Sua base é o Terminal Urbano, no centro da capital. Já o transporte individual conta com 603 taxistas e 482 mototaxistas regularizados.
Nesse contexto, diz o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre), Marcos Alexandre, o plano busca soluções para o presente e o futuro do trânsito e transporte da capital. A Pesquisa de Origem e Destino (POD) realizada pelos órgãos envolvidos na questão do trânsito, indica que 58% dos deslocamentos são feitos a partir da residência do usuário. Em seguida, são declarados como origem os locais de trabalho e de estudo.
Outro estudo, a Pesquisa de Contagem Volumétrica levantou o volume de veículos em determinadas regiões. Os órgãos consideram muito importante para subsidiar o PDTT.
Binho: R$50 milhões para vias de trânsito até 2010
Estudos apontaram a possibilidade de construção de uma quarta ponte sobre o rio Acre, a qual, segundo o Deracre, deve ligar os bairros Seis de Agosto e Cadeia Velha. Na abertura do seminário de exposição do PDTT, o governador Binho Marques anunciou a disponibilidade de R$50 milhões a serem investidos nas principais vias de trânsito de Rio Branco nos próximos anos.
O Deracre observou também a possibilidade de se construir uma avenida ligando a rua Seis de Agosto à região do estádio Arena na Floresta; dar seguimento à Nova Avenida Ceará; construir binário na Avenida Valdomiro Lopes e ampliar a avenida Isaura Parente. Nesse contexto, Marques elogiou o trabalho em favor do PDTT: "o Acre vive um momento importante que é o pensar como Estado. Estamos aqui constituindo um pacto, um acordo coletivo de respeito ao futuro", disse.
Objetivos do PDTT
-Priorizar politicamente os sistemas públicos de transporte coletivo e apoiar a municipalização efetiva do trânsito
-Propor melhoria de qualidade dos serviços, dando ênfase ao atendimento e informação ao usuário e a garantia de um sistema de transporte e trânsito confiável, que possibilite a redução dos custos operacionais e a garantia de tarifas apropriadas.
-Formular proposições para aumento da eficiência da operação dos sistemas de transporte e trânsito.
-Propor medidas de equilíbrio com o meio ambiente, através da redução dos índices de poluição sonora e atmosférica por veículos automotores.
-Propor programas de incentivo à utilização de meios de transporte não poluentes, buscando como objetivo final melhorar a qualidade de vida na cidade.
-Formular recomendações voltadas para a segurança, considerando programas de educação de transporte e trânsito que busquem a redução de acidentes e os conseqüentes custos sociais e econômicos.