O ano letivo nas escolas públicas estaduais está na reta final, mas os olhos da equipe da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) já começa a se voltar para o próximo ano. Durante 2019, o primeiro ano do governo Gladson Cameli e do secretário Mauro Sérgio Cruz à frente da Educação, uma das maiores pastas do Estado, foi marcado por grandes desafios.
“Nós tivemos situações que foram desde a necessidade de reformas e reestruturação em mais de duzentas escolas para garantir o início do ano letivo com segurança até a finalização de diversos editais para contratação temporária de professores, além do concurso para professor efetivo, passando pela formação desses profissionais, merenda escolar, transporte e ainda a implementação dos projetos que trouxemos”, conta o secretário.
Tempo para planejar foi o mínimo necessário e tudo enquanto as ações aconteciam. Por isso, as prioridades neste final de ano são avaliar e planejar. Assim, na sexta-feira, 22, reuniram-se os secretários, diretores, chefes de departamento e divisões da secretaria para o I Encontro do Planejamento Estratégico.
Para o chefe do departamento de Planejamento Estratégico da SEE, Manoel de Jesus “esse primeiro encontro foi extremamente positivo porque une todas as equipes da secretaria por um objetivo comum que é justamente analisar o terreno em que nós estamos, as ações e projetos que estamos realizando e, a partir dessa avaliação, pensar nas correções, nas estratégias e em novas metas. E isso só se faz em conjunto”, ressalta.
A divisão de transporte é um dos setores prioritários, na visão do secretário Mauro Sérgio, por conta da dimensão e dos inúmeros e mais diversos desafios, em especial no que se refere ao transporte escolar. Por isso, será um dos primeiros a ter as metas e estratégias definidas, juntamente com os setores de manutenção, alimentação escolar e terceirização.
“O encontro foi muito proveitoso porque nos trouxe esclarecimentos e a nossa expectativa é fazer um planejamento mais aprofundado, que venha atender as nossas necessidades. O transporte é alvo porque é quem dá sustentação logística, especialmente aos alunos das áreas rurais, pois garante que eles estejam na escola e possam ter ali todo o aproveitamento necessário”, comenta o chefe do Departamento de Transporte, Cláudio Augusto.
Para o secretário Mauro Sérgio o encontro tem “um significado ímpar porque somente com planejamento conseguimos chegar aonde queremos. Temos desafios grandes e sonhos grandes também. Queremos deixar um legado e esse legado começa a partir do planejamento do que precisamos realizar, sempre com o foco de levar o melhor para a escola, para o aluno, para o professor e atingir resultados de excelência no nosso trabalho”, finaliza.