O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou obras de reforma e ampliação na Escola Rural Elzira Angélica do Nascimento, localizada na 317 Km 6, Assentamento Pirã de Rã, zona rural de Senador Guiomard, que recebeu a visita do Secretário Mauro Sérgio Cruz e equipe, nesta quinta-feira, 6.
A reforma e ampliação da Escola Rural Elzira Angélica do Nascimento beneficia 116 alunos distribuídos no ensino fundamental em turmas multisseriadas e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Durante a visita, o secretário Mauro Sérgio Cruz conversou com os servidores sobre os benefícios que a obra proporcionou à escola e fez um bate papo com os alunos informando sobre o novo sistema da merenda escolar que, a partir de 2020, contará com duas refeições a serem servidas e o novo uniforme, que será distribuído para todos gratuitamente.
Segundo informações do gestor, a escola antes não atendia as necessidades da comunidade. A administração funcionava no depósito da merenda, tinha um grande número de alunos e não tinha espaço adequado para atendê-los, por isso precisou passar por reforma e ampliação.
“A comunidade Pirã de Rã está extremamente satisfeita e agradecida com a gestão do professor Mauro Sérgio Cruz à frente da Secretaria de Educação, e agradecida também ao nosso governador pela ampliação e reforma da nossa escola, por ter possibilitado um espaço de trabalho adequado para pensarmos e desenvolvermos bons projetos. Esses espaços nos dão a oportunidade de sermos criativos para construirmos novas formas de ensino, novos planejamentos e projetos interessantes para a nossa escola”, concluiu o professor Raí Cláudio.
A SEE atendeu a escola com a instalação de grades nos banheiros que antes sofria ataque de vândalos, com a construção da cerca com portão novo que deu mais visibilidade para a escola na comunidade. A escola recebeu ar-condicionado nas salas de aula e salas administrativas. A comunidade escolar considerou como um grande avanço para a qualidade do ensino.
Para a climatização das salas, a escola está aguardando somente a empresa Energisa instalar um transformador com capacidade ideal para os condicionadores de ar funcionarem.
Na segunda quinzena de novembro a escola vai ter mais uma sala de aula com recursos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (PROSER), oriundo do Comitê Executivo da escola, para atender ao módulo I da EJA ensino médio. As licitações já foram iniciadas e breve a empresa vencedora iniciará a obra.