Nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, comemorou-se o Dia Nacional da Saúde Bucal. No Acre, a data é motivo de festejo com os avanços do Serviço de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que somente em 2019, realizou mais de 87 mil atendimentos dentro de suas 33 unidades, onde atuam 95 cirurgiões-dentistas.
Como garantir o acesso à saúde é uma das prioridades do governo do Acre, para avançar cada vez mais no atendimento à população acreana, um novo olhar sobre os serviços foi lançado. Um exemplo dessa melhoria é o aumento progressivo no número de atendimentos odontológicos no estado.
De acordo com o coordenador da Divisão de Odontologia da Sesacre, João Leite, mais de 2 mil procedimentos foram realizados este ano em ações como mutirões e itinerantes, diminuindo o tempo de espera da população. As ações ocorreram em Manoel Urbano, Tarauacá e Assis Brasil; além do Projeto Cidadão na Cidade do Povo, na Escola Lourival Pinho, no presídio Francisco de Oliveira Conde e no presídio de Senador Guiomard.
“Agradeço e parabenizo aos nobres colegas, que sempre foram fiéis aos deveres da honestidade, ciência e da caridade sem corromper ou desmerecer a odontologia. Que a vontade de construir sorrisos, em nós, profissionais do SUS, seja constante. Mesmo encontrando diversos percalços, mantém-se a missão de prevenir, promover e reconstruir a saúde bucal”, enfatiza.
O coordenador destaca ainda que, entre os desafios da nova gestão para maior ampliação dos serviços de saúde bucal, estão a criação de três centros de especialidades odontológicas, um em cada regional do Acre, e a aquisição de um ônibus odontológico para ampliar e levar o atendimento especializado às pessoas mais desassistidas. A meta inclui novas unidades de atendimento na UPA da Cidade do Povo e na maternidade Bárbara Heliodora.
Também nesta mesma data, 25 de outubro, é comemorado no país o Dia do Cirurgião-Dentista, data do decreto 9.311 de 1884, no qual os primeiros cursos de odontologia foram estabelecidos. Contudo, sabe-se que a odontologia vem sendo praticada desde a pré-história.
Hoje, a odontologia conta com mais de 20 especialidades, nas quais os cirurgiões-dentistas desenvolvem habilidades e noções técnicas em áreas diversas, como bioquímica, matemática, entre outras. A odontologia é, sim, uma ciência que desenvolve o bem estar físico, social e psicológico.
Dentre os tratamentos disponíveis e ofertados pela Sesacre estão restaurações, exodontias, profilaxias, periodontia, endodontia, atendimento a portadores de necessidades especiais, paciente imunodeprimidos, diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, ortodontia, odontopediatria, prótese total, pacientes com fissuras labiopalatal, cirurgia bucomaxilofacial e atendimentos de urgência e emergência.
Consciente da importância da data, a Secretaria de Estado de Saúde deseja hoje, 25 de outubro, parabéns aos profissionais que desenvolvem a odontologia na sua essência, que buscam o bem estar físico, psicológico e social para aqueles que a recebem.
Cuidados desde cedo
Antes ou depois de escovar os dentes, use fio dental. O hábito deve começar na infância, quando as crianças ganham os primeiros dentes de leite. Passe o fio em todos os sulcos gengivais até o último dente. Para cada um deles, deve ser empregada uma parte nova do fio.
Prefira uma escova com cerdas macias e segure-a inclinada num ângulo de 45 graus. Faça movimentos curtos e leves de baixo para cima, a partir da linha da margem gengival. Atrás dos dentes superiores, segure a ponta da escova e faça movimentos para cima e para baixo. O mesmo deve ocorrer atrás dos dentes inferiores. Enxágue a boca e em seguida limpe a língua.