A Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e Divisão de Avaliação, promove nos dias 23 e 24, palestra sobre avaliação externa com o mestre em sociologia pela Universidade de Brasília Carlos Henrique Ferreira de Araújo, com vasta experiência em avaliação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para os profissionais da Educação estadual envolvidos no processo.
Na manhã desta segunda-feira , 23, o público-alvo da palestra foram os assessores pedagógicos e técnicos da SEE. Amanhã, 24, é a vez dos gestores e coordenadores das escolas participarem. A palestra também aborda informações sobre e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é realizada a cada dois nos pelo Inep, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A Secretaria de Educação, pensando no bom andamento do processo de avaliação educacional, promoveu a palestra com o objetivo de qualificar ainda mais os profissionais envolvidos neste processo de avaliação em todo o estado.
“Esses dois dias serão ocasiões ricas e vamos aproveitar esse momento ímpar que a nossa secretaria está tendo com a visita do professor Carlos Henrique. Estamos às vésperas de um momento importante para toda a rede de ensino que é o SAEB, um momento de avaliação nas nossas escolas com os nossos alunos. É uma avaliação externa que requer da nossa parte muita responsabilidade. Nós queremos desde já começar a trilhar o caminho que possa nos levar ao sucesso. Nossa equipe é muito boa e não mede esforços em se dedicar pelo bom ensino, pela boa aprendizagem, por uma escola que possa ser referência para os nossos alunos”, salientou o professor Mauro Sérgio Cruz, secretário de Educação
O Saeb avalia a qualidade do ensino no país e será aplicada no Acre no período de 21 a 28 de outubro e as possíveis reaplicações de 29 a 31 de outubro, no caso de imprevistos como chuva, por exemplo, para que nenhuma turma fique de fora.
“Esse momento é necessário e fundamental para falarmos sobre o que estamos fazendo nesse momento, que eu considero nesse ano, como o trabalho mais importante que temos que fazer que é o Saeb. Nós temos regras e determinações do Inep que precisamos cumprir”, destacou a professora Maria Victor, chefe da Divisão de Avaliação.
Equipes estão sendo preparadas e capacitadas para a realização do Saeb no Acre, as equipes de campo são formadas por profissionais experientes da educação e já estão fechando os últimos detalhes para o grande dia da aplicação das provas.
“Eu vim aqui mostrar um pouco do que se pode retirar das avaliações externas que existem no país, de lições de como melhorar o ensino. O fundamental é avaliar para retirar conclusões, para retirar subsídios de políticas para subsidiar a formação do professor, a partir daquilo que os alunos estão aprendendo ou não, porque o objetivo fundamental da educação é melhorar o aprendizado para que as crianças aprendam mais o português e a matemática. A avaliação é o instrumento importante e o Brasil tem um sofisticado sistema de avaliação que pode dar muitas dicas e indicar muito caminhos que tem que ser tomados para melhoria do aprendizado das crianças”, citou o mestre Carlos Henrique, palestrante.
O Saeb recorre a questionários e provas para avaliar várias dimensões de qualidade da Educação Básica, com vistas à formação integral dos estudantes brasileiros e as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).