A relação entre gestores, profissionais e a população que busca atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade do Povo se torna cada vez melhor desde a mudança de gestão na unidade. Os gestores decidiram adotar uma relação mais próxima dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e passaram a ouvir os anseios da comunidade em relação às demandas de saúde.
“Procuro fazer um trabalho de humanização. Chamei os três presidentes de bairro para participar da gestão e das necessidades da comunidade. Agora já vamos implantar um consultório odontológico”, conta o gerente de Assistência da UPA da Cidade do Povo, Calixto Ferreira.
O presidente do Conselho da Regional 7, que é morador do bairro Belo Jardim, Antônio Rodrigues avalia que o acolhimento melhorou para a comunidade, pois os moradores da regional são pessoas de baixa renda que precisam não só da estrutura do governo como da prefeitura. “E é isso que se tem quando se chega à UPA da Cidade do Povo”, enfatiza.
Sobre a relação com a administração da UPA, Ana Lúcia de Souza, que é uma das presidentes de bairro da Cidade do Povo, pontua que não tem nada do que reclamar.
“Toda vez que solicitamos reunião ou tem algum problema, eles mesmos nos procuram. E agradeço muito esse diálogo, pois, através dele, a gente sabe a necessidade da comunidade em relação a isso. Quando tem algum problema com a comunidade, somos chamados para resolver. Quando assumiram, nós estávamos apenas com um médico dia sim e três não. Atualmente, temos dois clínicos atendendo diariamente e as quartas ainda vem um pediatra”, ressalta Ana Lúcia.
Sobre o trabalho de humanização, Calixto conta ainda que são envolvidos todos os profissionais da UPA. “Tivemos uma conversa com nosso corpo clínico, ou seja, médico, enfermeiro e técnico, e todos se prontificaram a vestir a camisa mesmo. Todos se empenham ao máximo. Não temos mais problemas de falta de médico e também ofertamos uma especialidade muito importante que é a pediatria, ofertada nas quartas-feiras”.