Quem não concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio tem uma nova chance de continuar os estudos em 2019. Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponível em pelo menos 40 escolas de Rio Branco.
Também há vagas nas unidades educacionais do interior, basta procurar os núcleos-referência da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e obter outras informações. Na capital o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) oferece a modalidade nos três turnos.
A modalidade é ofertada em módulos e o aluno conclui os ensinos fundamental I, II e médio em um espaço de tempo menor que o ensino regular, como explica o assessor pedagógico da coordenação de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Jessé Dantas. “O aluno conclui o ensino fundamental I em um ano em meio, o fundamental II em dois anos e meio e o ensino médio em dois anos”, disse.
Podem se matricular na EJA pessoas com 15 anos ou mais e que por algum motivo não conseguiram concluir os ensinos fundamental ou médio na idade compatível. Para efetivar a matrícula é necessário apresentar cópias dos documentos pessoais e comprovantes de escolarização.