Teve início nesta quinta-feira, 28, a capacitação de servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) com a participação de representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com o intuito de torná-los aptos à inserção de dados relacionados à população carcerária ao sistema de informações criado em 2017, o Sisdepen.
A coleta de dados estabelecida pelo sistema deverá ser fornecida pelas secretarias de segurança e justiça estaduais, administrações penitenciárias dos estados e Judiciário, no sentido de nivelar o acompanhamento do cumprimento da pena privativa de liberdade, prisão cautelar e de medidas de segurança.
A ferramenta on-line é fornecida pelo Ministério da Justiça gratuitamente e possui três modalidades pertinentes aos estabelecimentos prisionais de todo o país, cadastro de custodiados e gestão penitenciária.
A agente federal de Execução Penal Pollyane Vieira explicou: “Essa capacitação está sendo oferecida em todos os estados, tanto a representantes dos estados que vão até Brasília, quanto ampliando a participação de servidores como no caso aqui do Acre nesta semana. O objetivo é qualificar cada vez mais para que, até novembro deste ano, possamos ter todo o mapeamento de presos a partir dos dados cadastrados nesse sistema integrado”.
A formação vai até amanhã, 29, e envolve cerca de 20 servidores de unidades da capital e demais unidades dos municípios. O diretor-presidente do Iapen Aberson Carvalho destacou a importância de uniformizar informações a nível nacional. “É fundamental termos uma base de dados e é fundamental que ela seja integrada para facilitar a identificação de presos seja onde ele estiver. Nesse sentido que o Acre, assim como todos os estados, assinou um termo de cooperação com o Depen para a inserção de informações para alimentar essa plataforma e ajudar a consolidá-la”, disse.