O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), implantou um sistema informatizado de registro de atendimento em direitos humanos para pessoas vítimas de violência.
Na manhã desta sexta-feira, 25, técnicos do órgão receberam uma capacitação que visa instruí-los no novo sistema de coleta de dados.
Todos os atendimentos eram feitos manualmente, mas a partir de agora serão registrados em um banco de dados, para que se tenha informações mais precisas e de confiabilidade dos dados, como explica o gerente executivo da Sejudh, Edemilson Santos.
“Com esse banco de dados, há possibilidade de fazer pesquisas, gerar dados estatísticos e relatórios de fato confiáveis. É uma ferramenta inovadora e apenas o Acre possui esse sistema. O governo federal já tentou inclusive desenvolver um sistema aproximado do nosso”, declarou.
Para a gestora de Políticas Públicas da Sejudh, Maria da Luz, essa ferramenta vem ao encontro de todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais na área de direitos humanos.
“A partir de então, todos os atendimentos que realizarmos serão feitos de forma digitalizada, substituindo a antiga ficha de acolhimento ao cidadão”, declarou Maria da Luz.