O Acre está sediando a 37ª Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (Codise). A abertura do evento foi realizada na noite da quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
O evento vem sendo realizado no país há 18 anos e pela primeira tem como sede o Acre. Lideranças executivas dos conselhos de educação de 14 estados brasileiros estão participando do encontro, que buscar discutir os rumos e as normativas que vão entrar em vigor nos sistemas educativos brasileiros.
À frente desta edição está o Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE) e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
Na solenidade de abertura, a presidente do CEE, professora Iris Célia Cabanellas, deu as boas-vindas aos educadores dos outros estados e falou da importância de reunir os educadores de todas as regiões do país para discutir os rumos da educação brasileira.
“É um evento plural, que trata de várias temáticas. Uma das principais delas é a discussão em torno das reformas do ensino brasileiro com a nova Base Nacional Comum Curricular [BNCC], de como ela será implantada em todos os estados”, explica Iris Célia.
Eixos Temáticas
A BNCC é o documento nacional que norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação brasileira. Na prática, define o que os alunos brasileiros vão estudar em cada série.
Ana Abreu, representante da SEE, lembrou que a reunião é um momento único para a educação do Acre, porque está acontecendo no momento em que o ensino está passando por grandes mudanças em suas bases.
“As nossas bases curriculares estão sendo reformuladas e os conselhos têm que estar fortalecidos, naquilo que lhe é mais caro, que é o acompanhamento efetivo da educação brasileira”, ressalta.
A presidente do Codise, Suely Amélia, lembrou que o evento é uma oportunidade de os conselheiros discutirem e trocarem experiências com foco na melhoria do ensino em nível de Brasil.
“O que há de mais rico nos eventos do Codise é que o colegiado troca experiências, e o compartilhamento das práticas de gestão moderna e contemporânea enriquece a educação de todo o país”, frisa.
Suely Amélia destacou ainda que espera que a reunião possa subsidiar o trabalho com o foco na escola. “É na escola que precisamos estar preparados para fazer nosso projeto político pedagógico, para legalizar nossas escolas e também realizar nossas conferências municipais”, enfatiza.
O encontro vai até o dia 11 e terá conferências em variadas temáticas, entre os assuntos, serão abordadas as políticas de atuações dos conselhos estaduais em cada região. Toda a programação será realizada no Conselho Estadual de Educação.
“É um evento que contempla a troca de experiências de vários estados, nós não precisamos inventar ideias sempre, às vezes um estado avança mais em alguma prática de gestão e isso pode servir de exemplo para outros estados”, explica Ester Carvalho, presidente do Fórum Nacional de Educação.
O Conselho de Educação do Acre, local sede do evento, fica localizado na Travessa Ponta Porã, 19, bairro Capoeira. Para mais informações do evento e a programação completa, acessar o site da SEE (http://see.ac.gov.br).