Até então, os cientistas tinham registro de geoglifos no Vale do Acre e na região Sul do Amazonas
Os sítios arqueológicos em estrutura de terra, conhecidos como geoglifos, podem ocorrer também no extremo norte de Rondônia, na região da Ponta do Abunã. Até então, os cientistas tinham registro de geoglifos no Vale do Acre e na região Sul do Amazonas.
Informações acerca de possíveis geoglifos em Rondônia foram repassadas ao pesquisador Alceu Ranzi, da Universidade Federal do Acre, por um técnico que trabalhou vários anos junto ao Projeto Reca, que abrange Nova Califórnia e Extrema, dois distritos de Porto Velho localizados na Ponta do Abunã. “Isso quer dizer que os geoglifos se estendem por uma área muito maior que se imaginava”, disse Ranzi por telefone desde São Joaquim (SC).
De acordo com o comunicado de Idésio Franke, que atuou no Reca entre 1988/89, os sócios do projeto dizem conhecer vários geoglifos. Um sítio em formato circular teria sido identificado por Franke entre o imóvel do produtor Sergio Lopes e o Ramal dos Pioneiros, a cerca de quatro quilômetros do centro de Nova Califórnia.
Edmilson Ferreira
edmilson.ferreira@ac.gov.br