O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) tem como uma de suas metas a permanente qualificação dos seus servidores. Visando se amoldar a uma nova realidade social do país que aponta o crescimento da violência, o ISE investe na qualificação técnica dos agentes socioeducativos das oito unidades do estado.
Na manhã desta quarta-feira, 31, agentes do Centro Socioeducativo (CS) Mocinha Magalhães receberem treinamento sobre técnicas de imobilização, uso de algemas, de bastão e de tonfa.
Com o treinamento adequado empregado pelo agente em momentos de crises, uma série de outros eventos pode ser evitada. O instrutor Clodovildo Nascimento explica que os agentes aprendem desde a verbalização até o emprego do instrumento de forma racional e humana.
“O agente deve estar preparado tanto em uma situação de estresse como também no conhecimento técnico, para, se for preciso, usar no dia a dia em situações que demandem o uso dessas habilidades, a fim de resguardar a segurança dos adolescentes e dos próprios agentes”, disse o instrutor.
Os recursos investidos na qualificação de todos os agentes do ISE vêm de investimentos feitos pelo diretor da autarquia, Rafael Almeida, junto com o Sindicato dos Agentes Socioeducativos.
Almeida explica que quanto mais investimentos são feitos voltados para os servidores, melhores serão os resultados alcançados. “A gente quer e busca sempre a ordem dentro das unidades, mas, em casos de crises, nossos agentes sempre estarão preparados para contê-las”, pontuou.
Telma Castelan, agente que trabalha no CS Mocinha Magalhães, explica que o uso adequado da técnica servirá para garantir a própria segurança, como também resguardar a segurança das adolescentes. “Diariamente precisamos entrar nos alojamentos, e às vezes é necessário intervir em situações em que as jovens se agridem. Este curso veio na hora certa, pois, com o conhecimento dessas técnicas, podemos agir sem medo e com total segurança.”
Leia também: Instituto Socioeducativo celebra sucesso de ações sociais e investimentos em 2017