Governo amplia serviço de segurança ao construir delegacia na Cidade do Povo

Governador assina ordem de serviço para a nova delegacia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Como parte da estratégia de segurança pública para Rio Branco, em especial para a região do Segundo Distrito, o governador Tião Viana deu início às obras da Delegacia da Cidade do Povo. O encontro com os moradores do bairro e a assinatura da ordem de serviço foi realizada nesta segunda-feira, 11.

Prevista no plano de governo 2015-18, a delegacia será a 6ª regional e está orçada em quase R$ 2,5 milhões. A nova estrutura terá mais de 1.200 metros quadrados e atenderá, além da Cidade do Povo, os bairros como Belo Jardim I, II e III, Santa Helena, Santo Afonso, Rosalinda e adjacências.

“Com essa delegacia entregue até agosto do próximo ano, vamos assegurar mais uma etapa desse empreendimento que é a Cidade do Povo. São 11 quadras, as escolas de ensino médio e fundamental, os serviços de saúde, de cultura e o avanço na área de segurança”, afirmou o governador.

Ele pontuou ainda que só neste bairro são mais de 15 mil pessoas morando, vindas dos mais diversos locais de risco da cidade de Rio Branco. Tião Viana também relatou alguns dos avanços na Segurança Pública no Estado. “Desde 2011 mais que dobramos o orçamento para o setor, aumentamos em mais de 30% efetivo. Mas ainda temos o desafio de ter uma cultura de paz, que vai depender de todos os serviços e da união da sociedade”, declarou.

“A gente pode acreditar nas pessoas ao invés de ter o preconceito e o estigma de que as pessoas não têm o caminho de paz pela frente. É assim que a gente constrói a comunidade, não é esperando que as pessoas façam aquilo que a gente quer, mas é dividindo, de mãos dadas, um pouco de humanidade e oportunidade”, afirmou o Tião Viana, lembrando que na Cidade do Povo diversas ações sociais são executadas ao longo dos dias.

Ação integrada


A construção da nova delegacia faz parte de uma estratégia de ampliar os atendimentos de segurança, repressão e prevenção à violência. Tudo isso, em uma ação integrada entre as forças de segurança pública.

“Nós já temos muitas operações policiais aqui dentro da Cidade do Povo, tanto da Militar como da Civil. Com essa estruturação física da nova delegacia, vamos ter a 6ª Regional, dando complemento ao trabalho da Delegacia da 2ª Regional, que cuida sozinha de todo o Segundo Distrito”, explicou Emylson Farias, secretário de Segurança Pública.

“Tendo essa nova regional na região do Segundo Distrito da cidade, vamos melhorar o atendimento, dar respostas mais rápidas às investigações. A delegacia é também um centro de cidadania, que acolhe a população”, disse Carlos Flávio, secretário de Polícia Civil.

Cidade do Povo

Chegando a 3.348 casas, a Cidade do Povo já é o lar para mais de 15 mil moradores. Desde maio de 2014, o que antes era um pasto verde próximo à zona urbana de Rio Branco passou a ser um conjunto de habitações que carrega em sua essência a esperança de famílias oriundas de áreas alagadiças e de risco.

O projeto habitacional, idealizado pelo governo de Tião Viana, foi construído com o propósito de criar um bairro funcional e pleno de serviços públicos para seus moradores. O objetivo é alcançado a cada ano.

Recentemente, o governo entregou para a prefeitura de Rio Branco um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro, além de diversos outros empreendimentos.

Na Cidade do Povo já estão disponíveis à população o Mercado Público Municipal, uma escola de ensino médio, duas de ensino fundamental, duas creches, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um terminal de transporte coletivo, duas Praças da Juventude, 11 praças esportivas, uma Unidade Básica de Saúde, três postos policiais e um abrigo para as viaturas.

O secretário de Obras Átila Pinheiro explicou que só no bairro estão sendo aplicados mais R$ 35 milhões em obras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter