“É gratificante, a cada edição do Mulher Cidadã e do Saúde Itinerante, constatarmos o que propusemos fazer: levar atendimentos de saúde e cidadania para as comunidades mais distantes do Acre. Essas ações resultam em melhoria e qualidade de vida dos ribeirinhos, extrativistas e das comunidades indígenas”, afirmou a governadora em exercício, Nazareth Araújo, durante a 25ª edição do Mulher Cidadã, que beneficiou, durante todo o dia de sábado, 23, moradores do Ramal Icurã, em Assis Brasil.
A comunidade estava em festa. Além dos serviços de saúde, cidadania, educação, lazer e segurança pública, o governo fez a entrega da primeira etapa de recuperação e melhoria do ramal que dará acesso às comunidades. Foram R$ 380 mil, oriundos de recursos próprios, investidos na recuperação dos 36 quilômetros de ramal.
A ação irá tirar do isolamento, durante o período de inverno, mais de mil pessoas que habitam nas 24 comunidades da região.
O presidente da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes, de Assis Brasil, José Araújo falou de sua gratidão ao governo: “Estamos em festa. Hoje é um dia em que estamos comemorando as políticas públicas destinadas à nossa comunidade. A partir de agora teremos condições de trafegar de inverno a verão”, revelou.
Marli Manchineri, da aldeia Santa Rosa, buscou os atendimentos do Mulher Cidadã para ela e para os seus 12 filhos. “Já não sabia o que fazer para passar a febre e a diarreia dos meus filhos. Hoje, ao serem medicados, já percebo que estão se sentindo melhor. Estou muito agradecida ao governo por nos oferecer saúde e melhoria de vida. Vamos terminar o ano muito felizes pelo presente que estamos recebendo”, disse.
A novidade dessa edição foi a parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do curso de Jornalismo. Acadêmicas do curso foram contempladas pelo Instituto Vladimir Herzog a produzirem matéria multimídia sobre a situação de violência que as mulheres da zona rural do Acre são vítimas.
Ana Flávia de Almeida, acadêmica de Jornalismo, relatou que o Mulher Cidadã foi uma experiência rica no relato de histórias de mulheres que são vítimas de violência. “É triste ainda percebemos que mulheres são vítimas de violência dentro de suas próprias casas, isso é inadmissível”, disse.
Cidadania e acessibilidade
O projeto Mulher Cidadã levou serviços de saúde, psicossocial, jurídico e social às comunidades do Icuriã. A iniciativa, coordenada pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, tem como público-alvo mulheres em situação de vulnerabilidade e todo o universo feminino: maridos, filhos e familiares.
Além dos serviços e atendimentos, também foram desenvolvidas ações educativas e preventivas, com foco no planejamento familiar, gravidez na adolescência, drogadição, saúde mental e violência doméstica.
Parceiro do Projeto Mulher Cidadã, o Programa Saúde Itinerante ofertou atendimento médico, exames e medicamentos aos cidadãos da localidade. Ao todo, dez médicos participaram da ação, nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, pediatria, urologia, otorrino e clínica-geral .
Balanço dos atendimentos
Ao todo, foram realizados 773 atendimentos na comunidade. Só o Saúde Itinerante, por exemplo, realizou 267 consultas médicas e 92 exames médicos.
O que disseram
Léo de Brito – deputado federal
Desde 2015 tenho apoiado o programa Saúde Itinerante. Os atendimentos de saúde têm beneficiado as comunidades de difícil acesso do Acre, com a descoberta de doenças como câncer. No caso dessa comunidade, a segunda etapa de recuperação do ramal do Icuriã, iremos utilizar os R$ 154 milhões que já estão empenhados em Emenda de Bancada. Isso nos dar muita alegria por proporcionarmos melhoria de vida para as diversas comunidades.
Leila Galvão – deputada estadual
Estas são iniciativas que levam dignidade e qualidade de vida para milhares de acreanos. Por meio do governo do Estado, conseguimos trazer os atendimentos do Mulher Cidadã e Saúde Itinerante para comunidades do Alto Acre. Ficamos felizes com as ações que tem como objetivo priorizar os atendimentos de saúde diversificado às mulheres carentes”.
Lourival Marques – deputado estadual
Fiz questão de percorrer o ramal de moto e comprovar a qualidade do trabalho executado pelo governo, por meio do Deracre. A entrega dos 36 quilômetros de ramal irá melhorar a vida dos moradores das comunidades da região. Ao fazer isso, o governo está oferecendo serviços de saúde, cidadania e ainda vai ajudar os produtores a escoarem sua produção.
Cristovam Moura – Diretor-presidente do Deracre
Uma satisfação visitar a comunidade do Icuriã com o ramal recuperado em suas partes mais críticas. O governador Tião Viana se comprometeu em fazer esse trabalho em duas grandes etapas. Estamos fazendo a entrega de 36 quilômetros atendendo diretamente a comunidade do Icuriã. É uma satisfação estamos honrando esse compromisso.