Borboletas, zorros e vampirinhos, são algumas das pinturas fofas que embelezam ainda mais os rostos das crianças que estão visitando o espaço “Brincando com a Ciência”, na Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Viver Ciência).
O espaço voltado para o público infantil é o cantinho mais colorido do evento e fica na entrada do Teatro Universitário da Ufac. Logo na chegada os visitantes são recebidos por personagens do Harry Potter, e presenteados com bombons.
Além de pintura corporal, os pequenos podem participar de jogos digitais, oficinas de pinturas e acompanhar apresentações artísticas.
Folclore Brasileiro
O grupo de dança da Escola Álvaro Vieira se apresentou no espaço na manhã desta quinta-feira, 21 com um espetáculo de dança sobre o folclore brasileiro.
Caracterizados, eles interpretaram as lendas amazônicas e as histórias de ribeirinhos. Emanuely Silva é uma das dançarinas, ela conta que a ideia da performance é valorizar a cultura local.
“Apresentamos a lenda do boto cor de rosa e da Iara. Porque queríamos mostrar a vida dos ribeirinhos e seringueiros através da dança, porque faz parte da nossa história”, explica.
No espaço cercado por adultos e crianças, a comunicativa Lorana Queiroz, de 10 anos, pinta enquanto conversa com as coleguinhas. Indagada sobre o que achou da feira, a resposta veio com um sorriso cativante.
“Estou adorando tudo, tem de tudo. Já fiz uma borboleta no rosto. Você viu? Ficou linda, né? Agora eu estou pintando um desenho aqui, que vou levar pra escola e depois já vou assistir o Harry Potter” conta sorridente.
Brincando com a Ciência
O Brincando com a Ciência, tem atividades durante todo o dia. Ednilza Rocha, coordenadora do espaço, explica que o carro chefe desse ano é a inserção da saga Harry Potter em todos os ambientes.
“Todos os espaços aqui foram criados para lembrar a saga do bruxinho que este ano está comemorando 20 anos. Têm sessões de filmes, personagens característicos do filme, além também de experimentos científicos presentes na saga”, diz.