Produtores de Tarauacá recebem pagamento de bônus de certificação

Nesta sexta-feira, 1, o governador Tião Viana consolida mais uma ação de desenvolvimento sustentável ao realizar o pagamento de bônus de certificação para 500 famílias de produtores familiares em Tarauacá.

Investir em produção sustentável. É dessa maneira que o governo do Acre tem impulsionado a melhoria da qualidade de vida dos acreanos, ao mesmo tempo em que gera crescimento econômico e alcança índices positivos na redução do desmatamento ilegal. Recentemente, o Imazon apontou uma diminuição de 32% de desmate na região, entre 2016 e 2017.

José da Silva (Nico), produtor de abacaxi e banana em Tarauacá (Foto: Arison Jardim/Secom)

O novo investimento de aproximadamente R$ 500 mil é executado pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), por meio do Programa de Certificação da Unidade Produtiva Familiar Sustentável, que estimula uma agricultura descarbonizada.

“Os produtores são bonificados devido às boas práticas agrícolas que adotam em suas propriedades. O governo tem fornecido mecanismos e condições para que eles não tenham que utilizar o fogo nas áreas produtivas, o que reflete diretamente na redução do desmatamento e conservação da floresta”, salientou o secretário da Seaprof, João Thaumaturgo Neto.

Cada produtor recebe em média R$ 1,5 mil – variando de acordo com a propriedade – no decorrer do Programa de Certificação, que é promovido pelo Estado em parceria com o Fundo Amazônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter