Equipes assistem à aula inaugural da primeira Escola de Gestão do Acre

Liderar é tarefa difícil, sobretudo quando envolvem jovens e educação. Para facilitar o trabalho das equipes escolares, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte do Acre (SEE) deu início nesta terça-feira, 29, à certificação do curso Escola de Gestores, que veio para mudar os modelos de educação aplicados nas instituições de ensino do estado.

A formação continuada para gestores, coordenadores e secretários, é um sonho idealizado ainda na gestão do deputado estadual Daniel Zen, concretizado com o atual secretário, Marco Brandão. “Essa formação dará um salto de qualidade no trabalho dos profissionais das nossas escolas, tanto na gestão de ensino quanto na administração escolar também”, afirma Brandão.

A ideia é fazer com que os servidores da educação do Acre sejam capacitados para gerir toda e qualquer escola e alunos, desenvolvendo habilidades e competências de liderança. “Entendemos que é preciso dispor de outros mecanismos que ainda não estejam em prática no nosso cotidiano como gestor. Para isso, a participação dos nossos profissionais é fundamental para o sucesso desse projeto”, conta o diretor de Gestão da SEE, Evaldo Viana.

A formação continuada passa a ser observada não como uma obrigação, mas um direito. Quem ganha são os profissionais da área e os estudantes. O gestor de ensino Mauro Sérgio, diz que a certificação vai contribuir na construção do conhecimento da atual e das futuras gerações. “A educação precisar entrar em compasso com a realidade em que vivemos e estar de acordo com os dias atuais. Essa capacitação vai nos mostrar onde precisamos de adaptação”, afirma.

Esta é a finalização de uma etapa de um trabalho que prevê a mudança dentro  escolas estaduais. “As mudanças vão acontecer por uma diversidade de fatos, com qualificação dos professores, reestruturação das escolas, mas a grande transformação passa pela mudança das pessoas”, garante o secretário Marco Brandão.

Segundo ele, o que se pretende fazer é lançar uma plataforma digital com cursos de formação para os gestores das escolas, de modo que eles continuem a se aperfeiçoar e se preparar para os desafios que as escolas oferecem e, assim, garantir a qualidade do serviço da educação para todas as pessoas.

Escola de Gestão

A escola foi criada em julho deste ano, em Rio Branco, e acaba de ser lançada, também no Juruá. O órgão é parte integrante da estrutura da SEE, cuja prioridade é a formação continuada para os profissionais da educação. A frente do órgão está à diretoria de Gestão Estratégica e Relações Institucionais.

O setor foi instituído para ofertar cursos de formação e certificação na modalidade à distância para os profissionais que trabalham nas áreas administrativas e de gestão, das escolas públicas do Estado.

Meta

A criação da pasta atende as metas 2 e 3 do Plano Estadual de Educação e a Lei 3.141/16, que regula a necessidade de oferta do curso de certificação para os interessados em concorrerem à função de diretor escolar, com exames de certificação, para um mandato de quatro anos.

Na região, a plataforma contará com o apoio e parceria do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), que já atua na respectiva cidade.  O sistema pode ser acessado no endereço http://ead.see.ac.gov.br/.

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