A depressão é a causa de 850 mil suicídios em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% das pessoas diagnosticadas com a doença não recebem tratamento adequado.
Como forma de alertar a sociedade sobre um assunto tão delicado e que ainda não tem a devida atenção de todos, a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), por meio da sua Diretoria de Humanização, realizou na manhã desta sexta-feira, 18, no auditório do Hospital Santa Juliana, uma palestra sobre o assunto.
A palestrante foi a psicóloga Andreia Vilas Boas, coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
A palestra teve o objetivo de apresentar as formas de prevenção e identificar os casos, principalmente o tratamento.
“A ideia é ampliar as discussões sobre a importância da prevenção em relação aos cuidados de saúde mental. Quando se trabalha de forma preventiva, evitam-se situações que podem levar a outras mais graves, como tendência ao suicídio. É importante ressaltar que a depressão é um fator de risco, mas nem todo mundo que tem a doença está declinado a tirar a própria vida”, destaca a psicóloga.
O evento foi aberto ao público e contou com a presença de estudantes, acadêmicos de enfermagem e de fisioterapia, além de servidores do hospital.
Vanessa Rodrigues, estudante do curso técnico de enfermagem, destaca a importância do evento. “Esta palestra para nós, que iremos trabalhar como técnicos, é de grande importância, pois ajuda a lidar com as pessoas e pacientes que sofrem de depressão e identificar casos na vida profissional e pessoal.”