No último fim de semana, duas feiras coordenadas pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) foram realizadas na capital, a de economia solidária – na Praça da Revolução, e a de artesanato – no Via Verde Shopping.
As feiras de artesanato no shopping são realizadas mensalmente com a parceria do Sebrae, e neste mês, foi a edição dos pais em razão da data comemorativa que se aproxima. De acordo com a Coordenação do Artesanato Acreano, vinculada à SEPN, desta vez a participação dos artesãos foi em menor quantidade, e mesmo assim, a movimentação financeira foi de aproximadamente R$ 9 mil.
A cada edição, os produtos expostos ao público trazem o conceito da sustentabilidade aliada à modernidade com a intervenção do design. Para o aperfeiçoamento do trabalho, diversos investimentos no segmento vêm sendo feitos, como as clínicas de design para os profissionais. A última delas, por exemplo, resultou na exposição de novas coleções apresentadas ao público durante a Expoacre, em julho deste ano.
E é dessa forma que o setor fomenta a microeconomia no Acre e se destaca em outros estados, dos quais os artesãos também participam de feiras nacionais.
Também em julho, o artesanato acreano esteve mais uma vez na maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte, em Pernambuco. Ao todo, foram comercializados R$ 214.427 no estande, o que garantiu ao Acre o terceiro lugar no ranking de vendas, ficando atrás apenas de Pernambuco e Ceará.