Detran inova com ações educativas na Expoacre

Minicidade, contação de estórias, jogos, pinturas na pele, atendimento e muito mais está sendo oferecido à população pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/Ac) na Expoacre 2017.

Com tantas atrações lúdicas, os mais atraídos ao estande do Detran/Ac são as crianças e por conta disso, os pais aprendem juntos recebendo orientações básicas de comportamento no trânsito, garantindo assim o sucesso de público no estande.

Orientadores usam um pequeno circuito para ensinar às crianças o respeito às leis de trânsito (Foto: Andréia Nobre/Detran)

Segundo a coordenadora de educação de trânsito do Detran/Ac, Geny Polanco,  o objetivo é levar para a sociedade informações sobre o Sistema Nacional de Trânsito por meio dos três eixos principais do sistema: Engenharia de tráfego, educação de trânsito e fiscalização.

“Nós queremos informar ao cidadão a importância dos três eixos e pedir que ele reflita sobre seu comportamento no trânsito para nos ajudar a reduzir os índices de acidentes e salvar vidas”, afirma.

Novidades apresentadas

Este ano, o cidadão pode simular ser uma pessoa com deficiência física, conhecendo na prática as dificuldades enfrentadas no trânsito por quem tem mobilidade reduzida em uma cadeira de rodas, além disso, tem um veículo no qual o visitante pode ver e aprender a usar os itens de segurança.

Mas, a maior atração é o circuito instalado dentro do estande simulando uma minicidade, em que o pai e o filho aprendem brincando sobre as regras de trânsito.

Com tantas atrações lúdicas, os mais atraídos ao estande do Detran/Ac são as crianças (Foto: Weslley Chrystian/ Detran)

Para Verônica Menezes, que fez o circuito com seu filho de 2 anos, houve um empenho da equipe que foi muito criativa nas atividades relacionada às crianças. “Aqui, as crianças tem uma noção do que é o trânsito de maneira lúdica”, afirma.

A estudante Keule Viana, de 9 anos, veio ao estande da autarquia e gostou. “Eu achei legal! Tá muito interessante para as crianças, eu aprendi que tem que parar na faixa para os pedestres passarem e respeitar as placas”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter