Defensoria Pública do Acre comemora aniversário inaugurando núcleo no bairro Sobral

Unidade da DPE vai beneficiar mais de 90 mil pessoas no bairro Sobral (Foto: Val Fernandes/Secom)

Nesta segunda-feira, 24, dia em que comemora 16 anos de atuação, a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) inaugura a Unidade Defensorial no bairro Sobral, em Rio Branco.

A ação irá beneficiar mais de 92 mil pessoas que residem no local e nos bairros adjacentes.

A defensora pública-geral Roberta Caminha recepcionou a vice-governadora Nazareth Araújo, o prefeito Marcus Alexandre, parlamentares e representantes do Ministério Público Estadual e comunidade que prestigiaram o evento.

A instalação da nova unidade faz parte das metas da nova gestão da DPE/AC, que tem como objetivo descentralizar os atendimentos visando dar acessibilidade aos assistidos da Defensoria.

Núcleos semelhantes já existem na Universidade Federal do Acre (Ufac), Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) e OCA.

Segundo a vice-governadora Nazareth Araújo, a dignidade da pessoa humana é o que move a instituição. “A Defensoria Pública é a representação instrumental maior de inclusão democrática. Ela não fala por ela, ela fala pelos necessitados de inclusão e pelo menos favorecidos”, disse.

Próximo da população

Segundo a defensora-geral, Roberta Caminha, a Defensoria só cresce ao se aproximar da sociedade na oferta de seus serviços. “Estamos felizes por fazer aquilo que é nossa missão: defender quem mais precisa economicamente”, confessou Roberta.

As novas instalações foram cedidas pela prefeitura de Rio Branco. Serão beneficiados 17 bairros. Inicialmente os atendimentos serão no âmbito civil e a meta é realizar 80 atendimentos diários. Os serviços estarão disponíveis das 7 às 14 horas.

O prefeito Marcus Alexandre frisou que a boa gestão é aquela que se aproxima da população. “Muitas vezes a população não consegue se deslocar para buscar serviços que é seu de direito. A DPE na baixada vai contribuir muito para a melhoria de vida das pessoas”, frisou.

Irismar de Lima Lopes, moradora da Baixada da Sobral, elogiou a iniciativa das instituições. “Esta ação é de grande importância, pelo número de famílias que aqui residem. A partir de agora, não teremos que nos deslocar até a sede da Defensoria Pública em busca de algum tipo de atendimento, ele vai estar próximo de todos nós. Isso para nós é muito bom”, declarou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter