Ministério Público e SEE realizam lançamento da campanha “Conte Até 10 nas Escolas”

A campanha é um lançamento do Ministério Público em parceria com a Secretaria Estadual de Educação

A campanha é um lançamento do Ministério Público em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Foto: Assessoria See)

Como forma de incentivar a convivência pacífica e a formação social fundamentada no respeito ao próximo, o Ministério Público do Estado do Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), lançou nesta terça-feira, 10, a campanha escolar “Conte Até 10 nas Escolas”.

O envolvimento escolar é um desdobramento de “Conte Até 10. Paz. Essa é a Atitude”, ação da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança (Enasp), lançada nacionalmente em novembro de 2012 e que busca levar uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para que se evitem atos de violência diversos, que afetam não apenas os indivíduos envolvidos nas agressões, mas toda a sociedade no qual estão inseridos.

Convidado especial do evento, Alexandre Saliba é coordenador nacional da campanha e representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CMNP). De acordo com Saliba, por meio desse projeto, acredita-se que o Brasil tem solução, ao contrário do que muitos pensam. “O investimento nessas ações é necessário para garantirmos um maior bem-estar coletivo. Podemos tornar este Estado um referencial para futuros trabalhos.”

Daniel Zen explicou que o principal objetivo desta campanha é consolidar uma cultura baseada na paz e no respeito às diferenças (Foto: Assessoria See)

Daniel Zen explicou que o principal objetivo desta campanha é consolidar uma cultura baseada na paz e no respeito às diferenças (Foto: Assessoria See)

Durante o evento, foram distribuídas cartilhas especiais para os gestores presentes, que contêm roteiros para os educadores trabalharem quatros eixos centrais da campanha: Vida e Morte, Direitos e Deveres dos Adolescentes, Violência nas Escolas, e Enfrentamento da Violência nas Escolas.

Por meio desse trabalho realizado nas escolas, serão incentivados o amadurecimento e os debates em sala de aula, unindo discussões sobre os ambientes escolar, familiar e comunitário, para que se valorize uma cultura de respeito entre os jovens.

Para o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, o grande intuito dessa segunda edição da campanha é consolidar uma cultura de paz e incutir valores de respeito às diferenças. “Os trabalhos realizados nas escolas irão trabalhar meios para evitar quaisquer tipos de violência dentro e fora dos ambientes escolares. Uma sociedade regida pela tolerância e pela paz é a melhor forma de garantirmos um futuro positivo.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter