Projeto Bombeiro Mirim inicia segunda edição em Cruzeiro do Sul com o dobro de participantes

Ação também será  levada para Rio Branco, Epitaciolândia, Sena Madureira e Tarauacá

3sd2f10s35df4.jpg
4sd5f40s5d4f.jpg

Bombeiros mirins tomaram o tradicional banho de mangueira no pátio de estacionamento do Teatro dos Nauas (Foto: Onofre Brito)

Em ambiente de muita descontração e alegria, 90 estudantes na faixa etária entre 11 e 13 anos de várias escolas foram recepcionados pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Cruzeiro do Sul em ato no Teatro dos Nauas. Eles foram selecionados para fazer parte da segunda edição do Projeto Bombeiro Mirim. Depois da solenidade interna que teve a presença dos pais, amigos e autoridades policiais e civis, os novos bombeiros mirins tomaram o tradicional banho de mangueira no pátio de estacionamento do teatro.

Iniciado no ano passado, o projeto trabalhou com 45 crianças, que participaram de atividades esportivas, aulas de noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania, respeito aos símbolos nacionais, educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, informática, higiene pessoal e educação ambiental. Três vezes por semana, sempre as segundas, quartas e sextas-feiras.

O diretor da Escola São José, professor Nilo Castro, representando os demais diretores de escolas da cidade, considerou "de extrema importância" o projeto: “Estamos vivendo um mundo complicado, em que se veem abandono de crianças, ingresso nas drogas e bebidas alcoólicas e prática de bullying. É um trabalho excelente para prevenir essas situações de risco; deve ser louvado e copiado por outras instituições”, declarou.

O tenente-coronel Rodrigues, que representou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Pires, lembrou que o projeto foi uma iniciativa pioneira do comandante do 4º  Batalhão, major Moisés, ideia logo abraçada pelo coronel Pires e que neste ano recebeu o aval do governador Tião Viana, que decidiu investir R$ 250 mil na ampliação do projeto.

Projeto ampliado

Além da ampliação para duas turmas em Cruzeiro do Sul, nos próximos 60 dias o projeto Bombeiro Mirim será implantado também em Rio Branco, Sena Madureira,Tarauacá e Epitaciolândia, cidades onde há a presença do CBM. Este ano o projeto chegará a 230 crianças e em 2012 a expectativa é de que alcance 450 em todo o Estado.

“A partir da próxima semana, estaremos implantando esse trabalho em Tarauacá e também trabalhando a mobilização em Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira, abrindo o leque para outros garotos, tirando-os da ociosidade e dando ocupação orientada de forma construtiva”, observou o major Moisés. O major destacou que todos os 45 participantes da primeira edição do projeto aprenderam a nadar, o que considera muito importante, porque existem muitos rios e igarapés na região e sempre acontecem casos de afogamento.

Eles disseram:

{xtypo_quote}Louvável a iniciativa desse projeto social. Era um desejo meu, como mãe, que meu filho participasse desde o ano passado, mas ele ainda não tinha a idade exigida. Ainda bem que neste ano a gente conseguiu a vaga.

Maine Augusta, professora e mãe de aluno do projeto{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}É uma grande oportunidade que eu tenho. Eu ia para a aula e depois ficava sem fazer nada.

Daniel Rodrigues, estudante de 11 anos {/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter