Em alusão do Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemoacre realiza nesta sexta-feira, 30, um café da manhã aberto ao público, com o tema festa junina, com início às 8 horas.
A data, que na verdade é comemorada oficialmente no dia 14 de junho, foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de sangue, gesto que pode salvar vidas.
As pessoas que estiverem presentes podem doar sangue e participar do café da manhã.
O número atual de doadores não é suficiente para atender a demanda. Segundo a direção da instituição, a média de doações por dia é de 20, quando o ideal seria, no mínimo, 45 doações.
A gerente de Captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, enfatiza a importância da singela homenagem “O nosso objetivo é que todos passem a ver o Hemoacre, não só como mais uma instituição, mas sim como um centro que tem como objetivo ajudar o próximo”, destaca.
Para se tornar um doador de sangue é muito simples, precisa ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento com foto. Menores de idade precisam ir acompanhados de um responsável.
Além de fazer todos os exames de forma gratuita o doador recebe uma carteira de identificação, que o beneficia com direito a meia entrada no cinema e isenção na taxa paga em concursos públicos no estado.
A doação não traz riscos, uma vez que todo o material utilizado é descartável e a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde.
O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, e funciona das 7h30 às 17h30, inclusive nos sábados e feriados.