Governo fortalece criação de galinha caipira com distribuição de pintos

Projeto Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, vai receber abatedouro de frangos

pintos_3.jpg
pintos2_madson_e_marileide.jpg

Lote de oito mil pintos de galinha caipira foi distribuído nesta quarta-feira, 13, pelo governo do Estado para produtores da região de Cruzeiro do Sul (Foto: Flaviano Schneider)

Mais um lote de oito mil pintos de galinha caipira foi distribuído nesta quarta-feira, 13, pelo governo do Estado para produtores da região de Cruzeiro do Sul. Provenientes da incubadora da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap) localizada em Rio Branco, os pintos são da variedade "caipirão", destinados a corte. Segundo Ireni Uchoa, gerente da Seap em Cruzeiro do Sul, desde janeiro já foram entregues 36 mil pintos. Com a abertura da BR-364, a partir de agora, a cada 15 dias haverá distribuição de pintos.

No próximo dia 27 serão entregues 4,5 mil pintos no projeto Santa Luzia. A região tem tradição na criação de galinhas caipiras. Por esse motivo, o Ramal 3 foi escolhido em comum acordo com outras comunidades para sediar um abatedouro de frangos. A construção do abatedouro foi articulada pela Secretaria de Pequenos Negócios, com recursos do Proacre.

Os irmãos Madson Pereira da Silva e Marileide moram no Seringal Florianópolis, Boca do Moa, e já haviam experimentado criar galinhas. Eles fizeram o curso de avicultura oferecido pelo governo do Estado e encerrado na semana passada e acreditam que agora possuem mais conhecimento para ter sucesso na empreitada. “Fizemos o curso. Foi muito bom para nós e por isso acreditamos que vai dar certo”, disse Madson.

Valdemar de Oliveira Ramalho mora no bairro São José, em Cruzeiro do Sul, mas vai iniciar uma criação de galinhas em um terreno que possui em Mâncio Lima. “Para começar peguei 62 pintos, mas tenho expectativa de aumentar a produção”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter